Luis Pimentel: O Rio de A a Z - 4

Assistir a um Fla x Flu é programa para ficar na memória. Mesmo que no dia seguinte você nem lembre mais do placar

Por O Dia

Luis Pimentel%3A O Rio de A a Z - 4Divulgação

Rio - Enseada de Botafogo — Desembarca­se no Aeroporto Santos Dumont, ou mesmo no Tom Jobim, e faz­se um trajeto em direção à Zona Sul que inclui as pistas do Aterro do Flamengo. Após desanuviar a mente e o olhar com a belíssima vegetação dos jardins do Burle Max, desemboca­se no colo da enseada. Aí, parece que a poesia se revela! Bem diante da praia — bonitinha, mas ordinária; suja na água e na areia e há muito tempo proibida para o banho — de Botafogo, tem­se uma das mais encantadoras vistas da cidade. Dali é possível apreciar quase toda a Baía de Guanabara, com rasgos de Niterói, os contornos do Morro da Urca e do Pão de Açúcar, além das centenas de barcos, saveiros e iates que modorram no horizonte, completando o visual. Um sonho.

Estação Primeira de Mangueira – Um dos mais belos sambas na galeria daqueles que homenageiam a Verde e Rosa diz que “madeira de dar em doido em Jequitibá”, e que, portanto, “deixem a Mangueira passar” (‘Jequitibá do samba’, de José Ramos). O preâmbulo é para dizer que, independente das notas recebidas neste ou naquele desfile, a Estação Primeira de Mangueira, a mais carioca da escolas, continua passando. E deixando, a cada ano, a mais bela impressão e as mais inusitadas emoções em seus admiradores. Desde a fundação, em 1928 (daí para cá, foram 18 títulos), tendo à frente de seus criadores Angenor de Oliveira, o Cartola, juntamente a Carlos Cachaça, Zé Espinguela e outros bambas.

Feira de São Cristóvão – Também chamada de Feira dos Paraíbas, ou dos Nordestinos, ou Feira do Nordeste. Preconceito ou desinformação à parte, o Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, localizado (desde quando ainda não tinha recebido esse nome justo e bonito) no Pavilhão de São Cristóvão, é um dos recantos mais ricos do Rio, para dançar (forró, xaxado, martelo, coco, embolada, o que quiser), passear, comer, beber, conhecer melhor o artesanato ou o folclore do Nordeste do Brasil, ouvir uma boa sanfona ou aplaudir grandes repentistas.

Fla x Flu – A frase é de Nelson Rodrigues, que conhecia o Fluminense, o Flamengo, o futebol, o Rio e as paixões humanas como ninguém: “O Fla x Flu começou 40 minutos antes do nada.” As duas equipes mais charmosas do futebol carioca se enfrentam, num jogo que não acaba nunca, há quase um século. Disputam ponto a ponto o campeonato do estado, o brasileiro, e a soma no número de títulos conquistados (o Mengão tá na frente, claro). A rivalidade entre rubro­negros e tricolores adquire tons de guerra (em campo) e também de beleza (nas arquibancadas), com o colorido especialíssimo que suas camisas e bandeiras promovem. Assistir a uma partida entre essas duas equipes (de preferência, no Maracanã) é programa para ficar na memória. Mesmo que no dia seguinte você nem lembre mais do placar. Antes e depois do nada, o que conta é a magia.

Últimas de Diversão