Eventos gastronômicos reúnem mulheres que curtem um bom vinho

A terceira edição do Rio Wine and Food Festival é uma das opções para as amantes da bebida e da boa comida

Por O Dia

A atriz Nanda Ziegler posa na pizzaria Mamma Jamma%2C na Barra da Tijuca Bruno de Lima / Agência O Dia

Rio - Esqueça a imagem daquela mesa de bar cheia de homens reunidos bebendo cerveja ou tomando vinho enquanto jogam conversa fora. Essas duas bebidas, tão presentes nos encontros masculinos, parecem ter ganhado um novo público, bem mais charmoso e elegante: as mulheres. E se você é uma daquelas que não desperdiça a oportunidade de tomar uma bela cerveja artesanal ou degustar um vinho, os próximos dias na Cidade Maravilhosa parecem ser o lugar ideal para você estar. 

A terceira edição do Rio Wine and Food Festival, que começa hoje no Cadeg, é uma das opções para as amantes do vinho e da boa comida. O evento, que deseja democratizar a bebida e já tem presença garantida em mais de cem estabelecimentos, já conquistou a atriz Nanda Ziegler, de 34 anos, que pretende visitar o Mamma Jamma, uma das pizzarias participantes. Nanda, que está no ar como Judite na novela ‘Os Dez Mandamentos’, da Record, afirma que nem mesmo o calorão que tem feito no Rio consegue afastar o desejo por uma boa taça da bebida.

“O vinho combina com todas as estações e é uma bebida acessível para todos. Além disso, cai bem com uma massa ou um prato de frutos do mar”, diz a atriz, cujo vinho preferido é o tinto italiano Brunello di Montalcino.

Aquelas que são apaixonadas por uma gelada não precisam se preocupar. Seus desejos também serão atendidos. Com foco no público feminino, um grupo de seis amigas, que se reuniam para beber e jogar conversa fora, criou o primeiro encontro Batom no Copo. O evento, que abre a Confraria de mesmo nome, traz a possibilidade das mulheres experimentarem diversas marcas de cervejas, das famosas até as mais artesanais, como a Mistura Clássica, que criou um rótulo especialmente para o Batom. Para Isabel Gaudêncio, 51 anos, uma das organizadoras do evento, os restaurantes e bares estão menos machistas.

“A cerveja era um mundo masculino no qual a mulher está entrando. Já não é esquisito uma mulher tomar cerveja. Eu acho que os bares, atualmente, estão se abrindo para esse novo público”, afirma.

Mas se depois de degustar tantos vinhos e cervejas bater aquela fome, é a hora de se aventurar em um roteiro gastronômico proposto pela 13ª edição do Rio Restaurant Week. A ideia é que cada restaurante crie um prato exclusivo a preço acessível, para poder aproximar o público da alta gastronomia. Desafio posto e desafio aceito pela chef Natacha Fink, 54 anos, dona do restaurante Espírito Santa, em Santa Teresa. Essa é a 11ª vez que o restaurante inspirado na cozinha amazonense participa do evento.

“Este ano, criei um filé de pintado grelhado, coberto com azeite de ervas crocantes e farofa de farinha de uarini com legumes. Para acompanhar, o drinque Maricotinha: morango ou abacaxi, limão, energético e vodca. É uma bebida que combina muito com dias quentes”, sugere.


1º ENCONTRO BATOM NO COPO

Dias: Hoje e amanhã, das 10h às 19h

Local: Parque das Ruínas 

(Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa). Entrada Franca.
Confira a programação em www.batomnocopo.com.br

3ª EDIÇÃO RIO WINE AND FOOD FESTIVAL
Dias: De hoje a 4 de outubro
Local: Vários estabelecimentos Confira a programação em: www. riowineandfoodfestival.com.br.

13ª EDIÇÃO RIO RESTAURANT WEEK
Dias: De 28 de setembro a 18 de outubro
Local: Vários estabelecimentos. Confira a programação em restaurantweek.com.br

Reportagem: Beatriz Calado

Últimas de Diversão