Fashion Business Rio terá 50 marcas apresentando coleções outono-inverno

'Não ter eventos profissionais na cidade é muito ruim', diz Eloysa Simão sobre cancelamento do Fashion Rio

Por O Dia

'Não ter eventos profissionais na cidade é muito ruim'%2C diz Eloysa Simão sobre cancelamento do Fashion RioDivulgação

Rio - No começo da década de 90, momento em que o Brasil e a moda nacional passavam por uma grave crise financeira, Eloysa Simão não desanimou: levantou, deu a volta por cima e criou a Semana de Estilo Leslie, embrião do Fashion Rio, que ela comandou até 2009. Mais de 20 anos depois, ela mostra que continua em pleno vigor.

Em meio a outra crise econômica e diante da ausência de eventos de moda no Rio de Janeiro, Eloysa foi à luta e traz agora o troféu: vai realizar, de 26 a 29 de outubro, o Fashion Business Rio, no Píer Mauá, com a participação de 50 marcas, como Blue Man, Cavendish e Maria Filó, que vão apresentar as coleções de outono-inverno 2016. “Estávamos batalhando por este patrocínio desde o ano passado (o evento tem patrocínio da prefeitura do Rio e do governo do estado, entre outros)”, diz ela. Sobre o cancelamento do Fashion Rio, Eloysa comenta: “Não posso avaliar. Mas não ter eventos profissionais na cidade é muito ruim”.

Para ajudar a reverter este quadro, ela desenvolveu um evento — o tema eleito é Tempo — que mistura negócios, novos criadores, gastronomia, artes plásticas e que tem como estrela a novíssima Praça Mauá. “Dia 26, vamos promover um seminário voltado para o varejo, no Hotel Vila Galé, na Lapa, das 10h às 18h. Todos os lojistas que vierem para o Fashion Business Rio estão convidados e, 15 dias antes, as inscrições poderão ser feitas no site oficial”, explica. “Neste mesmo dia, das 19h às 22h, acontecerão palestras sobre design gastronômico”. No dia 27, a feira de negócios será aberta no Armazém 2 do Píer Mauá. “Vamos ter inclusive um espaço só para novas marcas, como Mocha e Wasabi”, complementa.

Durante o Fashion Business Rio, moda e artes plásticas se estenderão à Praça Mauá. “Vamos ocupá-la com obras de jovens artistas inspiradas nos 450 anos do Rio e, no dia 28, vamos apresentar um desfile de novos estilistas. Também faremos uma grande instalação em uma área delimitada na Praça Mauá com manequins vestidos com roupas das 50 marcas participantes do evento.”

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