Bia Willcox: As pequenas coincidências de ser mulher

As evidências de machismo são óbvias e intrínsecas a uma formação cultural secular

Por O Dia

Rio - Eu não gosto de generalizar. Ser humano tem alguns padrões, mas não se deve confiar muito numa linha coerente de ações e pensamentos da nossa espécie pelo simples fato de que somos indivíduos únicos. Por isso, não mergulho de cabeça nas generalizações. Me refiro a elas com reservas e cuidados.

Isso acontece ao falar de sexismo. As evidências de machismo são óbvias e intrínsecas a uma formação cultural secular. Alguns comportamentos machistas são quase ingênuos, automatizados. Mas tirando os radicalismos, não dá pra dizer que há machismo em todos os homens. Por pensar assim, acabo relevando muito do que presencio ou mesmo vivencio tentando extrair a diferenciação de tratamento por gênero.

Por que será que meus posts com opiniões são basicamente contestados por homens muitas vezes raivosos? Todas as outras mulheres da minha rede de amigos pensam como eu ou respeitam as divergências de pensamento? Por que será que os muitos homens “batem” veementemente nas minhas ideias, mas em qualquer foto minha fazem elogios? Comentários negativos a algumas de minhas crônicas já resvalaram para o loura-burra-burguesinha-que-não-sabe-de-nada. Seria assim com um homem?

Últimas de Diversão