No mês de seu aniversário, Clara Nunes é homenageada em cemitério do Rio

Jazigo da cantora, que é um dos mais visitados do São João Batista, recebeu uma legião de fãs em visita guiada

Por O Dia

Túmulo de Clara Nunes é homenageado no cemitério São João BatistaDivulgação

Rio - No mês que marca os 75 anos de Clara Nunes, a cantora, reverenciada por uma legião de fãs mesmo após 33 anos de seu falecimento, foi homenageada com uma visita guiada ao seu túmulo, no cemitério São João Batista.

O jazigo da cantora é um dos mais visitados do cemitério carioca. A fé de seus seguidores é tão grande, que eles atribuem a ela graças alcançadas, como mostram placas colocadas sobre sua sepultura em agradecimento ao desejo obtido.  

Na homenagem, realizada nesta quinta-feira, o ator Thiago Azevedo se caracterizou como a cantora, com vestido branco rodado, muitas miçangas adornando o pescoço e os braços, e um turbante com flores na cabeça, fazendo lembrar o visual da artista, que tinha raízes na cultura afro e era adepta da umbanda. 

O grupo que participou da visita, coordenada pelo historiador Milton Teixeira, ficou surpreso ante a homenagem e algumas pessoas até se comoveram com a performance do ator; ele encarnou Clara e contou partes da trajetória da vida dela.  

Histórias como o orgulho que Clara tinha de sua família simples, do interior de Minas Gerais, de ter começado a trabalhar como tecelã,  do seu início como cantora, do auge da carreira, em 1974, do seu amor pela escola de samba Portela, entre outros fatos marcantes.


A visita

A visita guiada ao cemitério São João Batista é uma iniciativa da Concessionária Rio Pax. Com duração de uma hora em meia, acompanha a evolução arquitetônica dos séculos XIX e XX e termina no Mausoléu da Academia Brasileira de Letras, onde estão enterrados mais de 60 imortais, entre eles o fundador da ABL, Machado de Assis.

Ao longo do passeio, o público pode visitar o túmulo de diversas personalidades, como José de Alencar, Cândido Portinari, Carmem Miranda, Tom Jobim, Santos Dumont, Vinícius de Moraes, Chacrinha, Cazuza, nove ex-presidentes da República, entre outros.

As visitas gratuitas acontecem uma vez por mês, com grupos de até 100 pessoas formados por alunos de escolas, turistas e curiosos. Os passeios podem ser agendados no site www.cemiteriosjb.com.br.   

Últimas de Diversão