Por karilayn.areias

Rio - Pensa em uma pessoa que tem medo de piscina funda. Agora acrescenta o pânico de altura, mais o objetivo de pular de uma plataforma que pode chegar a até 10 metros em uma piscina olímpica. Pois é o que acontece com Naldo Benny, um dos 14 participantes da nova temporada do ‘Saltibum’, que estreia sábado, no ‘Caldeirão do Huck’, da Globo. “Tenho pavor de altura. E olha, a minha relação com a piscina não é das melhores. Pelo menos agora, eu consigo não entrar sem desespero dentro dela (risos). Antes, eu só entrava em piscinas rasas, como a da minha casa, e ficava em pé. Agora sei sair de cachorrinho, sem a boia”, diverte-se Naldo, que grava os treinos e competição na Penha.

Participantes: Bruno Chateaubriand, Naldo Benny, Raphael Sander, Pedro Scooby (com o filho, Dom), Mariano, Kayky Brito, Diogo Sales, Lexa, Marcela Fetter, Carol Barcellos, Bella Falconi, Scheila Carvalho, Thalyta Pugliesi e Maíra CharkenDivulgação

A jornalista Carol Barcellos também aceitou o desafio e teve que cortar um dobrado para se dividir entre os treinos do quadro e a cobertura dos Jogos Paralímpicos. “Não tenho habilidade nenhuma em salto! É claro que tenho medo de uma plataforma de 10 metros. Mas me incomoda mais a minha falta de habilidade do que a altura”, salienta, aos risos.

A altura não é um problema para o surfista Pedro Scooby, que a tira de letra. “A questão é que no ‘Saltibum’ não é simplesmente pular de qualquer jeito. Tem toda uma técnica e é aí que você começa a ficar nervoso, a trabalhar esse outro lado. Eu tenho uma consciência corporal destinada ao surfe, então é bem diferente. No ‘Saltibum’, eu preciso saltar com a perna esticada, por exemplo, que é muito diferente da experiência que eu tenho na vida”, compara.

Apesar de estar acostumado a praticar esporte com frequência — ele joga basquete e futebol semanalmente —, Naldo diz que as dores são inevitáveis. “Acho que todo mundo lá voltou com dores, viu? Como não temos técnica, a gente sabe o básico, cada salto que a gente dá é uma pancada na água. Mas faz parte”, frisa Naldo. Pretende fazer piruetas em seus saltos? “Estou trabalhando pra isso, mas é surpresa. Mas já me sinto um vencedor”, comemora.

Você pode gostar