Ney Matogrosso se apresenta no festival Mimo

Show será neste domingo na Praça Paris, na Glória

Por bianca.lobianco

Noite de abertura de Rock in Rio misturou MPB%2C rock e axé%2C com a presença de Frejat%2C Ney Matogrosso%2C Ira%2CIvete Sangalo e outros Foto%3A Francisco Cepeda / Ag News

Rio - A música e a arte vão ocupar duas praças bem próximas uma da outra. Ok, é uma caminhadinha, mas até que dá para levar os filhos de manhã e de tarde no Meu Primeiro Festival, que reúne amanhã e domingo (e terça) 18 shows e mais de 50 oficinas no Passeio Público — e depois seguir a pé até a Praça Paris, na Glória, para curtir hoje, amanhã e domingo o Mimo, mostra de música que tem dois palcos no local (um deles, o Seligaê, no lago da praça).

“É importante ocupar os espaços públicos com arte e cultura gratuitas. E num festival dedicado às crianças, melhor ainda. Especialmente num momento em que a cultura está sendo bombardeada”, acredita Pedro Miranda, cantor e percussionista do Farra dos Brinquedos, grupo infantil que usa e abusa dos ritmos brasileiros, e que toca no Meu Primeiro Festival ao lado de Orquestra Popular Tuhu, Meleka de Jacaré, Bia Bedran, o Little Be (grupo de crianças e adolescentes que tocam Beatles com instrumentos de escola de samba, e que nasceu do bloco Sargento Pimenta) e Orquestra Voadora.

Criado em 2004 com a ideia de ocupar espaços em cidades históricas, o Mimo já passou por Paraty há pouco e chega agora ao Rio e depois a Olinda. Ocupa a Praça Paris e as redondezas (há shows na Igreja do Outeiro da Glória, no Espaço BNDES e na Igreja da Candelária) com 20 concertos. Tem mais: no domingo rola a Chuva de Poesia. Papéis coloridos com poemas serão lançados, às 17h30, da torre do Outeiro da Glória. No elenco dos shows há apresentações de Ney Matogrosso, Banda Zil (grupo instrumental dos anos 1980), Antonio Nóbrega e encontros como Jards Macalé e Otto, João Bosco e Hamilton de Holanda e Simone Mazzer e Alice Caymmi. E ainda tem o Festival Mimo de Cinema, no Odeon.

“Já tinha participado do Mimo em Paraty, quando exibiram um documentário sobre minha história (‘Olho Nu’, de Joel Pizzini). E assisti a vários shows. No Rio, pretendo chegar cedo no dia do meu show para assistir aos outros. Estou curioso para ver o palco na praça”, diz Ney Matogrosso.  

Serviço

MEU PRIMEIRO FESTIVAL

Amanhã: Banda Os Fuxiqueiros e Grupo Cria (de manhã); Orquestra Popular Tuhu, Cyclophonica, Little Be e Bia Bedran (à tarde)
Domingo: Meleka de Jacaré e Bruno Descaves (de manhã); Cyclophonica,Bando de Palhaços, Virtual e Farra dos Brinquedos (à tarde)
Terça, dia 15: Circo Macaco Prego e Marcelo Caldi (de manhã); Cyclophonica, Orquestra Voadora, A Bandinha e Gigantes da Lira (à tarde)

Praça do Passeio Público, Centro. Das 10h às 18h. Entrada franca.

MIMO

CONCERTOS
HOJE
Mario Laginha & Pedro Burmester. Show dos dois pianistas portugueses. Igreja da Candelária. Praça Pio X s/nº, Centro. Às 18h30. Entrada franca.
Antonio Nóbrega. O músico apresenta o ‘Recital Para Ariano’. Espaço BNDES — Auditório Arino Ramos Ferreira. Avenida Chile 100, Centro. Às 19h. Entrada franca.
Simone Mazzer convida Alice Caymmi. Show das duas cantoras. Palco Seligaê. Às 19h. Entrada franca.
Mario Lucio. Show do músico ex-ministro da cultura de Cabo Verde. Palco Praça Paris. Av. Augusto Severo 342, Glória. Às 19h. Entrada franca.
Guinga, Leila Pinheiro e Monica Salmaso. O encontro do violonista com as duas cantoras. Palco Seligaê. Praça Paris, lago, à esquerda. Às 21h. Entrada franca.
Totó La Momposina. Show da “rainha da cúmbia”. Palco Praça Paris. Av. Augusto Severo 342, Glória. Às 22h30. Entrada franca.

AMANHÃ
Trio Capitu. O grupo reúne jovens musicistas, com experiências em grandes orquestras. Igreja da Irmandade da Santa Cruz dos Militares. Rua Primeiro de Março 36, Centro. Às 11h. Entrada franca.
Docontra. Quinteto de contrabaixistas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Igreja de São Francisco da Penitência. Largo da Carioca 5, Centro. Às 16h. Entrada franca.
Banda Zil. Show do grupo de música instrumental. Palco Seligaê. Praça Paris, lago, à esquerda. Às 17h. Entrada franca.
Pablo Lapidusas International Trio. Concerto do pianista de jazz nascido na Argentina e criado no Brasil. Palco Praça Paris. Av. Augusto Severo 342, Glória. Às 19h. Entrada franca.
Jards Macalé convida Otto. Jards canta seus clássicos e convida o cantor e percussionista. Palco Seligaê. Praça Paris, lago, à esquerda. Às 19h. Entrada franca.
Bixiga 70. Show do grupo que une jazz, funk e música afro-brasileira. Palco Praça Paris. Av. Augusto Severo 342, Glória. Às 20h. Entrada franca.
João Bosco & Hamilton de Holanda. Os dois apresentam o projeto ‘Eu Vou Pro Samba’. Palco Seligaê. Praça Paris, lago, à esquerda. Às 21h. Entrada franca.
Pat Thomas & Kwashibu Area Band. Show do músico de Gana . Palco Praça Paris. Av. Augusto Severo 342, Glória. Às 22h30. Entrada franca.

DOMINGO
Odette Ernest Dias e Lourenço Vasconcellos. No palco, a flautista e o vibrafonista. Igreja da Irmandade da Santa Cruz dos Militares. Rua Primeiro de Março 36, Centro. Às 11h. Entrada franca.
Fortuna. A cantora e compositora faz o concerto ‘Novos Mares’. Igreja do Outeiro da Glória. Praça Nossa Senhora da Glória 26, Glória. Às 16h. Entrada franca.
Ccoma. Show do duo de jazz étnico e eletrônico. Palco Seligaê. Praça Paris, lago, à esquerda. Às 17h. Entrada franca.
Jacky Terrason & Stéphane Belmondo. Show do pianista e do trompetista da cena de jazz da França. Palco Praça Paris. Av. Augusto Severo 342, Glória. Às 18h. Entrada franca.
Chico Cesar & Miguel Araújo. União no palco do brasileiro e do português. Palco Seligaê. Praça Paris, lago, à esquerda. Às 19h. Entrada franca.
Ney Matogrosso. O cantor faz o show comemorativo de seus 40 anos de carreira, ‘Atento Aos Sinais’. Palco Praça Paris. Av. Augusto Severo 342, Glória. Às 20h30. Entrada franca.

FESTIVAL MIMO DE CINEMA
Filmes como ‘Essa Barra Que é Gostar de Você’ (Madiano Marcheti), ‘Time Will Burn — O Rock Underground Brasileiro do Começo dos Anos 90’ (Marko Panayotis e Otavio Sousa), ‘Orquestra Invisível Let’s Dance’ (Alice Riff). Hoje (a partir de 18h), amanhã e domingo (a partir de 16h), no Cine Odeon. Praça Floriano 7, Centro (2240-1093).

Programação completa:
www.meuprimeirofestival.com.br
www.mimofestival.com

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia