No acervo da cultura televisiva

Novo programa da TV Brasil resgata os arquivos da antiga TVE, toda terça-feira

Por O Dia

Rio - Historicamente, das estações de TV do Brasil, só a Rede Globo chafurda constantemente em seus arquivos — SBT, Band e outras o fazem apenas de vez em quando. E agora a TV Brasil traz ‘Recordar É TV’, programa semanal que revira às terças, 21h30, o acervo da antiga TVE.

Telê Santana (acima) e Domingos da Guia (D) no especial sobre Copas do Mundo no ‘Recordar É TV’%2C da TV BrasilReprodução

A atração, que já vinha sendo levada ao ar em edições especiais (para homenagear Jerry Adriani, Almir Guineto e Belchior, mortos recentemente) entrou definitivamente para a grade da estação na terça passada, com um especial do fim dos anos 1970 com Gal Costa. E retorna amanhã às 21h30 com ‘Futebol, o Jogo da Paixão’, sobre a história das Copas, com participações de Domingos da Guia, Armando Nogueira, Telê Santana, João Máximo e Carlos Alberto Torres.

“Temos um acervo muito rico, e não só na música. Achamos vídeos históricos como o do debate entre (o economista) Roberto Campos e (o líder comunista) Luís Carlos Prestes, em 1985”, conta Arthur William Santos, gerente executivo de produção e criação da TV Brasil. O material está sendo digitalizado aos poucos.

“É como acharmos agulhas em palheiros. Alguns programas foram gravados quando não havia preocupação com o futuro do acervo. Para o Carnaval, vamos explorar as coberturas de desfiles feitas pela TVE”, anuncia. 

Últimas de Diversão