'Senna é muito melhor que Zico e Boni juntos', diz presidente da Tijuca

Fernando Horta só comemorou campeonato da Azul e Amarela da Zona Norte na penúltima nota

Por O Dia

Rio - O presidente da Unidos da Tijuca, Fernando Horta, resumiu a conquista do tetracampeonato da escola da Zona Norte com uma frase polêmica. Vascaíno, ele aproveitou o momento para provocar: "Senna é muito melhor que o Zico e o Boni juntos, não dá nem para comparar. Fica difícil para eles", disse o dirigente, que permaneceu calmo durante toda a apuração no Sambódromo, na tarde desta quarta-feira. 

Horta, inclusive, chegou a ir ao banheiro na leitura do penúltimo e disputado quesito: comissão de frente. Escoltado por seguranças, o presidente voltou sem esboçar reações. Muito sereno, fumou charuto entre o anúncio dos itens. A comemoração, enfim, veio na penúltima nota, que confirmou o favoritismo da Azul e Amarela.

Fernando Horta permaneceu tranquilo durante a apuração. Comemoração só veio na penúltima notaCaio Barbosa / Agência O Dia

"A Tijuca ganhou que nem o Ayrton, com muita emoção. Assim que é bom", encerrou.

Tijuca acelerou para ser campeã

A Unidos da Tijuca é a campeã do Carnaval de 2014. Com enredo sobre o universo da velocidade que homenageava Ayrton Senna, a escola foi a última a se apresentar no segundo dia de desfiles e fez uma exibição marcada pela originalidade e criatividade das fantasias e alegorias. O talento do carnavalesco Paulo Barros fez a diferença e a escola conquistou mais uma vitória no Grupo Especial. É o quarto título da história da agremiação da Zona Norte. A escola mostra sua superioridade recente, sendo campeã em 2010, 2012 e 2014.

Componentes da Tijuca comemoraram o título no SambódromoUanderson Fernandes / Agência O Dia

O quesito bateria, critério de desempate, sacramentou a vitória da escola. No entanto, a Unidos da Tijuca já havia levado notas 10 em seis quesitos, entre eles Harmonia, Alegorias e Adereços, Evolução e Comissão de Frente. Esta, aliás, dos coreógrafos Rodrigo Negri e Priscilla Mota, arrebatou o público na Sapucaí ao juntar personagens de desenhos animados com Ayrton Senna e trouxe até um carro de Fórmula 1, criando uma excelente comunicação com o público.

O casal de mestre-sala e porta-bandeira Julinho e Rute também levou nota máxima dos jurados. Com um bailado perfeito, a dupla encantou. A bateria do Mestre Casagrande, que entrou na Avenida vestido com a "bandeirada da vitória", como disse o mesmo, agradou os jurados e garantiu quatro notas 10 no quesito.

>>> FOTOGALERIA: Veja como foi o desfile da Unidos da Tijuca

A Tijuca ficou no pelotão de frente desde o início. O Salgueiro, porém, ameaçou a vitória e ficou na liderança até a reta final. Mas o sprint da Tijuca foi certeiro. Inspirado por Senna, a escola foi a melhor nos últimos quesitos, recebendo a bandeira na corrida pelo título. A Tijuca acelerou!

Quadra da Unidos da Tijuca em festaVitor Silva / Agência O Dia

Salgueiro garante vice-liderança

O Salgueiro ficou em segundo lugar na apuração do Grupo Especial, seguido pela Portela, em terceiro. Além do trio, União da Ilha, Imperatriz e Grande Rio vão desfilar no sábado, nas campeãs. Confira como ficou o resultado final:

1º - Unidos da Tijuca
2º - Salgueiro
3º - Portela
4º - União da Ilha
5º - Imperatriz
6º - Grande Rio
7º - Beija-Flor
8º - Mangueira
9º - Mocidade
10º - Vila Isabel
11º - São Clemente
12º - Império da Tijuca (rebaixada)

Últimas de Carnaval