Campeã do Carnaval será conhecida nesta quarta-feira

Apuração começa a partir das 16h45 no Sambódromo

Por O Dia

Rio - A campeã do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro será conhecida na tarde desta quarta-feira. A apuração das notas dadas pelos jurados às 12 agremiações será feita a partir das 16h45, no próprio Sambódromo, onde ocorreram os desfiles nos últimos domingo e segunda-feira. O quesito enredo será o principal critério de desempate.

Os julgadores deram notas entre 9 e 10 para cada quesito, e essas notas foram guardadas em envelopes que serão abertos nesta quarta-feira. Foram avaliados nove quesitos: harmonia, samba-enredo, evolução, comissão de frente, fantasias, alegorias e adereços, mestre-sala e porta-bandeira, enredo e bateria. Depois de apuradas as quatro notas em cada quesito, a nota mais baixa é descartada.

Escola de Oswaldo Cruz passou impecável nesta segunda-feiraMaíra Coelho / Agência O Dia

Quem somar o maior número de pontos será declarada a campeã do carnaval 2017. As seis primeiras colocadas se apresentam novamente no Desfile das Campeãs, no próximo sábado (4). A última colocada, entre as 12 escolas será rebaixada para o Grupo de Acesso (Série A).

As arquibancadas populares dos setores 12 e 13, na Praça da Apoteose, onde é montado o palco da apuração, estarão abertas ao público.

Enredo será principal critério de desempate para escolas de samba do Rio

O critério foi definido em um sorteio feito nesta tarde na sede da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). Como sempre ocorre, o quesito será o último a ter suas notas apuradas hoje na Praça da Apoteose.

Ao todo, as escolas de samba são avaliadas em nove quesitos. Cada quesito é avaliado por quatro jurados independentes. Eles concederam as notas no dia do desfile em envelopes que foram lacrados e guardados pela Liesa. Estes envelopes só serão abertos hoje, durante a apuração, na frente de representantes de todas as escolas.

A apuração das notas será feita na seguinte ordem: alegorias e adereços, bateria, fantasia, samba-enredo, comissão de frente, evolução, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira e enredo. Para o critério de desempate é considerada a ordem inversa da divulgação das notas, o que significa que, depois de enredo, os principais quesitos são mestre-sala e porta-bandeira, harmonia e assim, sucessivamente.