Segunda edição do 'Portela na Lapa' acontece nesta quinta-feira

Evento que relembra a história da agremiação será realizado no Espaço Multifoco, às 19h. A música fica por conta do grupo Praça XI

Por O Dia

Rio - A Portela realiza nesta quinta-feira, às 19h, a segunda edição do 'Portela na Lapa'. O evento será realizado no Espaço Multifoco e irá reunir figuras como o compositor Monarco, o escritor João Baptista Vargens e o presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, que irão bater um papo com os convidados sobre a história da agremiação. 

Os temas abordados nesta edição do encontro serão 'Carnavais de Guerra', que lembrará o heptacampeonato da azul e branco, entre 1941 e 1947, e a 'Chegada da turma do Muro á Portela', que vai resgatar a história da Turma do Muro, grupo de sambistas que se encontrava nos arredores da Rua Dona Clara, do lado oposto á quadra da Portela, e que contava com nomes como candeia, Casquinha, Waldir 59, Picolino e Bubu.

Monarco e Luis Carlos Magalhães juntos na última edição do 'Portela na Lapa'Divulgação

O Departamento de Cultura da Escola convidou o professor e escritor João Baptista Vargens, autor dos livros "Candeia, Luz da Inspiração", "A Velha Guarda da Portela", com Carlos Monte, "Casquinha da Portela, Andanças e Festanças" e "Monarco, a Dignidade do Samba" para discorrer sobre a Turma do Muro, além de relembrar curiosidades ao lado de Monarco e Luis Carlos Magalhães. 

A parte musical ficará por conta do grupo Praça XI, que apresentará canções de Paulo da Portela, Antônio Caetano, Antônio Rufino, Ventura, Alcides, Alvaiade, Manaceia, Mijinha, Aniceto, Chico Santana, Alberto Lonato, Casquinha, Argemiro, Candeia, Picolino, Walter Rosa e muitos outros portelenses.

Criado em fevereiro deste ano, o Portela na Lapa tem como objetivo levar para o bairro mais boêmio do Rio um pouco da rica história da Portela e de seus principais personagens. "A ideia é cantar e contar a trajetória da escola", resume Rogério Rodrigues, diretor cultural da Portela. Quem for ao evento também poderá adquirir produtos oficiais da agremiação e do Departamento Cultural. O Espaço Multifoco fica na Avenida Mem de Sá 126, na Lapa. O ingresso para o evento custa R$ 30.