Quitéria Chagas ganha certificado para acompanhar partos humanizados

Ex-rainha de bateria concluiu formação em Doula (mulheres habilitadas a fazer acompanhamento emocional da gestante na hora do parto)

Por O Dia

Rio - Aos nove meses de gestação, Quitéria Chagas acaba de receber certificado de Doula (profissional habilitada a fazer acompanhamento da gestante durante parto natural). Feliz, a ex-rainha de bateria celebrou a novidade no Instagram. 

Quitéria está com nove meses de gestaçãoValéria Ribeiro / Reprodução da Internet


"Antes de entrar em Licença Maternidade, conclui minha formação em Doula (profissional que realiza apoio emocional e utiliza métodos não farmacológicos para alívio da dor nas gestantes durante trabalho de parto; acompanha as parturientes do Pré natal até Pós parto).

No Brasil é uma modalidade nova, porém em Londres (Reino Unido) é uma prática reconhecida muito apoiada pelos obstetras e órgãos da medicina obstetríca, como em outros países desenvolvidos. Em Londres realizaram 21 artigos científicos comprovando a eficácia de uma DOULA acompanhando a parturiente, diminui o número de anestesias e cesarianas desnecessárias, de duração do trabalho de parto, melhor recuperação da gestante e do bebê. Londres é um dos países que incentiva o parto fisiológico (natural), as cesarianas são utilizadas somente em caso de emergência por ser uma cirurgia emergencial e não um tipo de parto.

Geralmente os partos são assistidos em domicílio com uma equipe de Enfermeiras obstétricas (parteiras), Doulas. Os médicos obstetras não realizam partos, já que o parto é um fenômeno fisiológico, ninguém faz parto, o organismo e o bebê que executam tudo quando não há intervenções desnecessárias. Obstetras em Londres e em alguns países desenvolvidos na prática da fisiologia do parto, sementem intervém em casos de emergência ou em gestantes com problemas de saúde como hipertensão, diabetes entre outros; que nestes países são muito raros.

No curso ofereceram aula de Belly Mapping (pintura na barriga); através da prática por toques na barriga, consegue identificar como está a posição do bebê e oferece uma pintura para a gestante, de forma divertida. O Curso foi realizado Pelo Instituto Gama e o Núcleo Carioca de Doulas. www.nucleocariocadedoulas.com
Estou recebendo Certificado pelas coordenadoras do Núcleo Carioca de Doulas a Mestre em Enfermagem Obstétrica da USP: Maíra Libertad (de óculos). Pela outra coordenadora, Psicóloga da UFRJ e Doula: Gabriela Prado." 

Quitéria, que atualmente cursa o 6º período de Psicologia, passou a se interessar ainda mais por assuntos ligados a gestação após descobrir a gravidez de Helena. A prtir daí a estudante passou a buscar mais informações sobre o assunto além de fazer especializações e participar de campanhas educativas.

Últimas de Celebridades