Denise Fraga volta à televisão

Atriz estreia peça e fará nova trama das 21h

Por O Dia

Denise Fraga estrela peça e volta as novelas depois de vinte anosDivulgação

Rio - Ser recebido no foyer do teatro por Denise Fraga guiando o público junto com um grupo de dez atores é um ritual que se repetirá durante a curta temporada da peça ‘Galileu Galilei’, de Bertolt Brecht, que estreia amanhã no Teatro João Caetano, no Centro.

“É fundamental ver, sentir para quem você vai falar. Recebemos as pessoas e as levamos para dentro, é uma espécie de cerimônia”, conta Denise. É a primeira vez que uma mulher faz o papel-título, contando a história de Galileu que na Itália do século XVII é obrigado a mentir sobre sua descoberta de que o Sol é o centro do universo, e não a Terra, como se acreditava até então. “Galileu achava que podia se aliar ao poder para viver bem e ainda assim conservar sua liberdade”, revela a diretora Cibele Forjaz.

Denise é uma das idealizadoras do projeto e completa 32 anos de carreira fazendo o que gosta. “O tema é atual.Acho que acabamos como Galileu, negando nossas verdades um pouco todo dia para não ir para ‘fogueira’. Brecht é popular, ele te pega pela ironia. Acredito no humor como um potente instrumento para a reflexão. Você só ri do que entende”, observa.

Além da turnê do espetáculo, a atriz está voltando às novelas na TV Globo depois de quase 20 anos. “Não faço novela desde o SBT. Fiz uma participação em ‘Uga,Uga’ na Globo. Lá também fiz séries e o ‘Retrato Falado’. Quando recebia convites ou estava num projeto de teatro ou no ‘Retrato’. Isso durou nove anos e era muito bom”, diz referindo-se ao quadro do ‘Fantástico’, com direção de Luiz Villaça, seu marido há 21 anos. Ela conta que a parceria na vida e na profissão tem dado certo. “Trabalhamos bem juntos, nos complementamos. Quem nos contrata não paga as horas extras em casa”, ri Denise, que não acredita em receitas para uma união longa. “É admirar, amar e colaborar. Entender que você passa a ser um duplo. Costumamos dizer que é brigar de mãos dadas”.

O convite para a novela ‘A Lei do Amor’ veio da diretora Denise Saraceni. Na trama de Maria Adelaide Amaral, ela será mãe de Isabelle Drummond na primeira fase. “Estou empolgada. Denise Saraceni me dirigiu na série da Maria Adelaide ‘Queridos Amigos’. Me desdobrei para gravar e fazer a peça, mas valeu a pena”.

Últimas de Televisão