Coluna do Servidor: Salário com reajuste de 8,53% será pago nesta terça-feira

Decisão de conceder aumento na folha de setembro, paga no começo de outubro, em meio às eleições municipais, causou polêmica

Por O Dia

Rio - Os 160 mil servidores ativos, inativos e pensionistas da Prefeitura do Rio receberão amanhã os salários de setembro com reajuste de 8,53%. A correção tem como base o percentual acumulado em dez meses do Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), entre outubro de 2015 (mês em que o reajuste do ano passado foi concedido) até agosto — quando a prefeitura anunciou a correção deste ano.

A decisão de conceder o reajuste na folha de setembro, paga no começo de outubro, em meio às eleições municipais, causou polêmica entre adversários políticos do prefeito Eduardo Paes e seu candidato, Pedro Paulo Carvalho (PMDB).

Além disso, levou a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) no Rio de Janeiro a pedir uma investigação de possível ilícito eleitoral cometido por Paes, em agosto, quando o prefeito anunciou o reajuste.

O procurador regional eleitoral Sidney Madruga pediu que o Ministério Público do Estado do Rio (MP-RJ) apurasse o possível abuso de poder político e conduta vedada. Na última sexta-feira,a coluna questionou o MP sobre o andamento das investigações, mas não obteve resposta até o fechamento da edição.

À época, o procurador Sidney Madruga criticou Paes por escolher o mês do pleito para conceder o aumento. “Por que o prefeito decidiu conceder o reajuste durante a campanha eleitoral?”, disse ele em entrevista à coluna. Paes, por sua vez, fugiu da polêmica e disse que o mês segue “calendário municipal”. Geralmente, a prefeitura tem concedido o reajuste em agosto.

Últimas de Economia