Coluna do Aposentado: Regularização da Central está confirmada

Central Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (CNAPI) dará peso ainda maior à luta pelas reivindicações da categoria

Por O Dia

Rio - Fundada em outubro do ano passado, uma nova entidade de âmbito nacional que representará aposentados e pensionistas terá sua regularização confirmada pelo Ministério do Trabalho nos próximos 20 dias. Os detalhes burocráticos para o reconhecimento da Central Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (CNAPI) foram acertados no dia 17 deste mês em reunião na Secretaria de Relações do Trabalho do ministério, em Brasília.

De acordo com Warley Martins (foto), presidente da Confederação Brasileira de Aposentados (Cobap) e vice-presidente da CNAPI, a nova central dará peso ainda maior à luta pelas reivindicações da categoria.

Martins destaca que a importância que a entidade terá, principalmente, quando houver necessidade de negociar com o governo. E cita as discussões sobre a Reforma da Previdência como exemplo.

“Até agora o governo não chamou os aposentados para conversar, debater nada. Precisamos ser ouvidos também nesse processo. Até então, as centrais sindicais foram chamadas. Desta forma, com a nossa central legalizada, o governo não terá mais desculpas para nos deixar de fora das discussões”, avalia Martins.

O dirigente acompanha de perto o trâmite para a regularização da entidade. Ele esteve no último dia 17 com o secretário de Relações do Trabalho, Carlos Lacerda, no Ministério do Trabalho e Planejamento, em Brasília. Segundo Warley Martins, Lacerda informou que falta muito pouco para a Central dos Aposentados ser reconhecida e sair efetivamente do papel.

“A documentação já passou pelos especialistas do ministério e provavelmente nos próximos 20 dias terá o aval do ministro (Ronaldo Nogueira, do Trabalho)”, afirmou o secretário Carlos Lacerda.

A Central Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos foi criada durante o 23º Congresso Nacional de Aposentados, que ocorreu em Maceió (AL). Na ocasião foi eleito para presidi-la Iburici Fernandes, presidente da Federação dos Aposentados de Santa Catarina. Neste período, vem fazendo trabalhos de base em vários estados para fortalecer sua atuação nacional.

A nova entidade é apoiada por centenas de associações e federações filiadas à Cobap, inclusive a Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio de Janeiro (Faaperj). A presidente da entidade do Rio, Yedda Gaspar, faz parte da direção da CNAPI, como diretora-adjunta de Cultura e Movimentos Sociais.

GRANDE RIO
NOVA ASSOCIAÇÃO

No Rio, os aposentados continuam a se movimentar para maior organização. Em assembleia dia 20, foi fundada a Associação dos Aposentados e Pensionistas do Grande Rio (AAPGR). A entidade será presidida pelo também diretor da Cobap e da Faaperj, José Carlos Vieira. “A associação nasce para somar forças ao movimento dos aposentados do Rio”, afirma Yedda Gaspar.

ENCONTRO NACIONAL
DE 1º A 4 DE DEZEMBRO

A Cobap promove o 2º Encontro Nacional de Federações e Entidades de Base. O evento será entre os dias 1º e 4 de dezembro, no Windsor Barra Hotel, no Rio. Haverá palestras, debates e balanço geral de 2016, considerado “tão tumultuado desde o início” para os aposentados do INSS. As inscrições podem ser feitas no www.cobapviagens.com.br. As vagas são limitadas.

Últimas de Economia