Os primeiros passos

A oportunidade para o primeiro emprego pode estar dentro da universidade, nas empresas formadas pelos próprios alunos

Por O Dia

Rio - A Universidade Veiga de Almeida (UVA) oferece, dentro do ambiente de estudos, as primeiras oportunidades para adaptar os seus alunos às demandas do mercado de trabalho. São pelo menos oito iniciativas de empresas juniores, agências de consultoria e criação, supervisionadas por professores em unidades na Tijuca, Barra, Centro e Cabo Frio, para estudantes de cursos como Ciências Contábeis e da Computação, Comunicação, Relações Internacionais e Engenharias.

Os estudantes da Universidade Veiga de Almeida atuam na Salto Consultoria em três turnos. São 40 alunos%2C ao todoDivulgação

Uma das pioneiras, a empresa júnior Salto Consultoria completou três anos de atividade com uma marca de sucesso. Segundo o professor Alessandro Orofino, do departamento de Administração e coordenador da Salto Consultoria, 100% dos alunos que passaram pela empresa estão inseridos no mercado de trabalho. “Os empregadores valorizam muito a passagem de um aluno por uma empresa júnior. É uma experiência que passa a constar no currículo do estudante como um importante atrativo”, diz.

A Salto Consultoria funciona no campus Tijuca e é formada por alunos de Administração, Contabilidade, Comunicação Social e Engenharia, que elaboram soluções de gestão para empresas sob a supervisão dos professores. Os serviços vão desde a organização do fluxo de caixa à elaboração de um website e reposicionamento da marca no mercado.

As empresas juniores são formadas por alunos de diferentes áreas%2C que contam com o apoio de professores para a elaboração de projetosDivulgação

UVA garante contratação

As firmas que costumam contratar uma empresa júnior, segundo Orofino, são de médio e pequeno porte. Na Salto Consultoria, é comum a negociação acontecer por meio de permuta. “A maioria dos empresários que nos procuram não têm dinheiro em caixa para investir. Em troca dos serviços prestados, negociamos a contratação de alunos da universidade em sua empresa ou a realização de alguma palestra gratuita”, diz o professor.

A rotina na Salto Consultoria, onde atuam cerca de 40 alunos, é dividida em três turnos. As demandas das empresas chegam e os estudantes precisam elaborar soluções, que passam pela supervisão dos professores.

Instituída em 2014 a partir de um movimento dos próprios alunos, a Salto Consultoria abre vaga para os estudantes da universidade duas vezes por ano.

Parceira na Itália

A empresa é formada por alunos de Comunicação Social, que atuam na criação de logotipos e marcas, otimização e manutenção de sites, desenvolvimento de ações de marketing e do serviço de comunicação integrada de uma empresa. A Agência Onze, no campus Barra da UVA, completa um ano em agosto e acaba de fechar parceria com um hotel da cidade de Florença, na Itália, para a criação de um logotipo e de estratégias para as redes sociais do estabelecimento.

Novos projetos

A UVA Júnior funciona no campus Centro e é formada por alunos de Administração, Ciências Contábeis, Sistema de Informação e Engenharia de Produção. Tem a finalidade de disseminar a cultura de empreendedorismo para o desenvolvimento de projetos.

No mercado

O Escritório de Projetos, também no Centro, tem alunos de Engenharia de Produção, que oferecem, para as empresas parceiras, serviços como otimização de processos produtivos, gestão de estoque e análise de dados. A universidade também desenvolve a Agência Criativa, a Esfera Consultoria, a Precisão Consultoria e a Agência de Comunicação Experimental.

Últimas de _legado_Empregos e Negócios