Shakhtar Donetsk anuncia a contratação do volante Fernando, do Grêmio

Negócio foi fechado há cerca de dez dias, mas o clube ucraniano só anunciou a contratação nesta quinta-feira

Por O Dia

Ucrânia - Destaque do Grêmio nos últimos dois anos, o volante Fernando, 21 anos, é o novo reforço do Shaktar Donetsk, da Ucrânia. Através de seu site oficial, o time do leste europeu anunciou a contratação do atleta por cinco anos. O clube ucraniano desembolsará 11 milhões de euros pelo jogador (R$ 31 milhões).

O negócio foi fechado há cerca de dez dias, em São Paulo, mas o Shakhtar só anunciou a contratação de maneira oficial nesta quinta. O Napoli, da Itália, também fez uma proposta por Fernando e tinha até a preferência no negócio, mas não conseguiu cobrir a oferta dos ucranianos.

Fernando foi anunciado no clube ucranianoDivulgação

Revelado nas categorias de base do Grêmio, Fernando chegou ao time profissional em 2010, ainda com 18 anos. Jogou o Campeonato Brasileiro de 2011, mas só se destacou no ano passado, na campanha que levou o clube gaúcho à semifinal da Copa do Brasil e à terceira posição da Série A.

Campeão Mundial Sub 20 com a seleção brasileira, foi convocado pela primeira vez ao selecionado principal por Mano Menezes para os amistosos contra Iraque e Japão, no fim do ano passado. Com o retorno de Luiz Felipe Scolari ao comando nacional, o volante passou a ser convocado com mais frequência e, agora, integra o grupo que disputará a Copa das Confederações, a partir deste sábado, no Brasil.

No Shakhtar, Fernando jogará com mais sete brasileiros que integram o elenco. O grupo, que já conta com Douglas Costa, Alan Patrick, Alex Teixeira, Ilsinho, Luiz Adriano e Maicon, será recheado ainda com o volante e o atacante Wellington Nem, recém-contratado junto ao Fluminense por nove milhões de euros (R$ 25 milhões).

Últimas de Esporte