Invicto nos meio-médios e de olho no cinturão, Demian pega Shields em Barueri

Lutador brasileiro tem três vitórias na categoria e encara americano em casa. Erick Silva enfrenta o sul-coreano Dong Hyun Kim. Card preliminar começa às 18h

Por O Dia

São Paulo - Demian Maia teve a chance de conquistar o cinturão dos médios em 2010, mas foi derrotado por Anderson Silva. Após descer de categoria, o lutador paulista está invicto e encara o americano Jake Shields nesta quarta-feira, no UFC Barueri, que será realizado no ginásio José Corrêa. Em caso de vitória, Demian ficará mais perto de um combate pelo cinturão dos meio-médios.

Nascido em São Paulo, Demian luta pela primeira vez pelo UFC em casa. Porém, não será a estreia do brasileiro no ginásio José Corrêa. Ele lutou lá em 2006 e tem boas recordações. "Foi uma noite muito feliz lá. Ganhei três lutas na mesma noite, um torneio. Então, para quem acredita em mística, superstição, isso vale também".

Quarto do ranking dos meio-médios, Demian é especialista no jiu-jítsu, já Jake Shields é um bom wrestler. Dessa forma, o combate deve ser definido no chão. "As pessoas subestimam muito o Jake na trocação, mas ele já ganhou de vários caras bons lutando em pé. Ele tem um estilo diferente. A trocação pode não ser bonita na TV, ou plástica de se ver, mas é uma trocação que atrapalha a maioria dos oponentes dele. Então, eu respeito não só o jiu-jítsu dele, como a parte em pé", disse

Demian Maia enfrenta Jake ShieldsDivulgação

Demian Maia já teve a oportunidade de conquistar um cinturão na carreira, porém na categoria dos médios. Em 2010, o brasileiro perdeu na decisão unânime dos juízes para Anderson Silva, em Abu Dhabi.

De lá para cá, o lutador paulista fez mais cinco combates pelos médios, mas optou por baixar de categoria em julho de 2012. Em sua estreia, nocauteou Dong Hyun Kim. Depois, finalizou Rick Story, venceu Jon Fitch na decisão dos juízes e tem três vitórias nos meio-médios. O canadense Georges Saint Pierre é o dono do cinturão da categoria.

Já na segunda luta mais importante da noite, o capixaba Erick Silva luta contra o sul-coreano Dong Hyun Kim. O brasileiro vem embalado por finalização sobre Jason High, em junho.

Na pesagem desta terça, Demian e Shields tiveram uma encarada amistosa, bem como Erick Silva e Dong Hyun Kim. Fabio Maldonado chamou a torcida e provocou o americano Joey Beltran. Após cumprir suspensão por doping, Rousimar Toquinho se emocionou e foi as lágrimas ao entrar no palco para a encarada contra Mike Pierce. Já Thiago Silva não bateu o peso e vai perder 25% da bolsa da luta.

O UFC Barueri será realizado nesta quarta-feira, a partir das 18h (de Brasília), em Barueri-SP e será transmitido pelo Canal Combate.

Veja as lutas do UFC Barueri:

Card Principal
Demian Maia x Jake Shields
Erick Silva x Dong Hyun Kim
Thiago Silva x Matt Hamill
Fábio Maldonado x Joey Beltran
Rousimar Toquinho x Mike Pierce
Raphael Assunção x TJ Dillashaw

Card Preliminar
Ildemar Marajó x Igor Araújo
Yan Cabral x David Mitchell
Iliarde Santos x Chris Cariaso
Alan Nuguette x Garett Whiteley

Últimas de Esporte