Ex-craque holandês Johan Cruyff é diagnosticado com câncer de pulmão

Vício no cigarro ajudou no desenvolvimento da doença

Por victor.abreu

Espanha - O ex-jogador da seleção holandesa e ex-técnico do Barcelona, Johan Cruyff, de 68 anos, foi diagnosticado com câncer de pulmão, informaram na manhã desta quinta-feira as emissoras "Catalunya Ràdio" e "RAC1".

Johan Cruyff está com câncer no pulmãoEfe

A doença foi detectada no ex-jogador na última terça-feira em Barcelona e, por enquanto, Cruyff está passando por exames para saber qual é a evolução da doença.

Johan Cruyff fez uma cirurgia do coração em 1991, após sofrer de insuficiência coronária em fase aguda. Depois de passar pela sala de cirurgia, o craque da Copa de 1974 lutou para deixar de fumar e, inclusive, protagonizou uma campanha de propaganda contra o tabaco, com o lema: "Em minha vida tive dois grandes vícios: fumar e jogar futebol. O futebol me deu tudo na vida. Fumar, por outro lado, quase acabou com a minha vida".

O ex-jogador e ex-treinador, que se encontra na Catalunha, abandonou o futebol após deixar o comando do Barcelona em 1996, mas foi técnico da seleção catalã, que não é reconhecida pela FIFA e só pode jogar partidas amistosas a nível internacional, entre 2009 a 2012.

Cruyff, em sua luta para deixar de fumar, substituiu o cigarro por balas de nicotina para atenuar os nervos durante os jogos do Barça. O ex-treinador foi o arquiteto do chamado 'dream team' do Barcelona, o primeiro a vencer a Taça dos Campeões Europeus em 1992, a antiga Liga dos Campeões, no antigo estádio de Wembley, em Londres.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia