'Professor' está de volta! Sport anuncia Vanderlei Luxemburgo como novo técnico

Luxa vai substituir Ney Franco no comando da equipe pernambucana

Por O Dia

Recife - O Sport anunciou nesta segunda-feira o acordo com o técnico Vanderlei Luxemburgo para comandar o clube pernambucano no restante desta temporada. Ele entra no lugar de Ney Franco, demitido na última quarta-feira após a derrota na final da Copa do Nordeste para o Bahia.

Luxemburgo é o novo técnico do SportAndré Mourão

O novo comandante do time rubro-negro, que deverá chegar ao Recife nesta terça e acompanhar o treino da equipe, comemorou a oportunidade de trabalhar no futebol nordestino pela primeira vez na carreira em mensagem publicada no site oficial do clube.

"É uma grande oportunidade. Minha primeira vez no Nordeste, um grande momento profissional. Vou levar o meu conhecimento a um grande clube. Vou trabalhar visando uma conquista de um Brasileiro. Assisti a alguns jogos do Sport, que tem jogadores experientes e que mescla com jovens", destacou o técnico.

Pentacampeão brasileiro como treinador, o carioca de 64 anos demonstrou bastante entusiasmo com o acerto e ressaltou a importância da torcida rubro-negra para o sucesso de seu trabalho. "Sempre foi muito difícil jogar contra o Sport na Ilha Tem uma magia especial aí. Essa magia tem que existir sempre a nosso favor. Se das 38 rodadas do Brasileirão, em 19 vamos atuar na Ilha, é uma vantagem a nosso favor", completou Vanderlei Luxemburgo.

O último trabalho de Vanderlei Luxemburgo havia sido no Tianjin Quanjian, da China, no ano passado. Mas a passagem do brasileiro no futebol chinês foi rápida e conturbada. O treinador não conseguiu bons resultados e foi demitido após seis meses de contrato, tendo que entrar em uma briga com a diretoria do clube para receber a multa rescisória.

Vanderlei Luxemburgo iniciou a carreira como técnico em 1983 no Campo Grande-RJ. Depois, passou por vários grandes clubes do País como Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Cruzeiro e Santos. Entre 1998 e 2000, comandou a seleção brasileira. Sua principal experiência internacional foi no comando do espanhol Real Madrid em 2005.

RETORNO AOS TREINOS

O elenco do Sport voltou aos treinamentos nesta segunda-feira no CT José de Andrade Médicis, conhecido como CT do Leão, na cidade de Paulista, a 25 quilômetros do Recife. O grupo iniciou a preparação para o confronto diante do Botafogo, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, no estádio da Ilha do Retiro. Na partida de ida, os cariocas venceram por 2 a 1.

Os atletas participaram de um coletivo sob o comando do técnico interino, Daniel Batista, que mesclou quem não atuou os 90 minutos contra o Grêmio e jovens da base. Os titulares na partida do último domingo fizeram um trabalho regenerativo na academia.

Poupados da partida contra os gaúchos por problemas físicos, o meia Diego Souza e o volante Ronaldo foram liberados pelo departamento médico, voltaram a treinar com bola e estão à disposição da comissão técnica para enfrentar o time alvinegro carioca.

Já o zagueiro Ronaldo Alves, outro reintegrado pela equipe médica do clube, ainda não treinou com bola e deverá começar o jogo desta quarta-feira no banco de reservas. O lateral-direito Samuel Xavier, contundido, será desfalque no duelo contra o Botafogo.

Para avançar às quartas de final da Copa do Brasil, o Sport precisa vencer o duelo por 1 a 0. Caso sofra gols, o time pernambucano deverá impor uma vantagem de dois ou mais gols no adversário para obter a vaga.

Com informações do Estadão Conteúdo