Prandelli abandona a Itália: 'Fracasso'

Treinador assume responsabilidade por eliminação, mas entrega o cargo pouco tempo após a derrota para o Uruguai

Por O Dia

Natal - Acabou o sonho e a era italiana. Após a derrota por 1 a 0 para o Uruguai, a Azzura se despediu da Copa do Mundo e ainda deu adeus ao treinador Cesare Prandelli. Foi ainda no vestiário da Arena das Dunas que o comandante tomou a decisão de renunciar ao cargo mesmo tendo contrato renovado até 2016. Na saída do gramado, o técnico ainda descartou a possibilidade de deixar o comando italiano, mas o fato aconteceu de maneira oposta poucos minutos depois.

VEJA MAIS: Confira a tabela e a classificação da Copa do Mundo

"Após a partida, conversei com os dirigentes da Federação Italiana e lhes anunciei minha renúncia do cargo. É um fracasso no aspecto técnico e, como tal, sou eu o responsável", disse Prandelli, que viu Giancarlo Abete, presidente da Federação Italiana de Futebol, também renunciar ao cargo.

Prandelli consola Buffon momentos antes de abandonar o cargo de treinador da ItáliaReuters

Prandelli teve uma postura clara em todos os momentos. Mesmo descontente com a arbitragem da partida desta terça-feira, o treinador assumiu toda a responsabilidade dos problemas do projeto italiano na Copa do Mundo. O ex-comandante fez questão de isentar os atletas pela eliminação e consolar cada um individualmente. A certeza, no entanto, é que a Azzurra precisa se renovar.

VEJA MAIS: Confira a tabela e a classificação da Copa do Mundo

"Eu assumo toda a responsabilidade pelo projeto italiano. Os jogadores se esforçaram, foi um jogo onde tudo poderia acontecer. Acho sim que a expulsão determinou o resultado da partida, mas é isso... Fico triste porque o futebol italiano não podia estar assim", comentou.

A participação da Itália na Copa do Mundo foi realmente bem abaixo do esperado. Após estrear com uma vitória sobre a Inglaterra, a Azzurra anotou duas derrotas no Grupo D: Costa Rica e Uruguai levaram a melhor e despacharam Balotelli e cia.

Últimas de _legado_Copa do Mundo