Flu se inspira em 2011 para arrancar no segundo turno

Após duas vitórias consecutivas, Tricolor já projeta briga pela Libertadores

Por O Dia

Rio - A preocupação virou esperança. Ao se afastar um pouco mais da zona de rebaixamento, o Fluminense já começa a pensar em voos mais altos neste Brasileiro e pode terminar a próxima rodada na sexta colocação se vencer o Coritiba no Maracanã e houver uma série de combinações de resultados. Situação difícil de imaginar há poucas rodadas, mas que só se tornou possível graças à sequência de cinco jogos sem perder, algo que o Tricolor esperava desde a saída de Abel Braga, no fim de julho.

Sobis foi um dos destaques do Flu em 2011Divulgação

Para os mais otimistas, a Libertadores já começa a ser vista como possível, mas a proximidade com a zona de rebaixamento ainda preocupa. Por isso, as próximas rodadas podem ser decisivas para definir pelo que o Fluminense vai brigar.

“Comemoramos o quinto jogo sem perder, mas a posição ainda é incômoda e qualquer vacilo podemos deixar nossos rivais encostar. Por isso seguimos pensando jogo a jogo”, disse o técnico Vanderlei Luxemburgo.

O próximo adversário será o Coritiba no Maracanã e será a grande oportunidade de o Fluminense embalar no Brasileiro, assim como fez em 2011. Há dois anos, o clube estava em 11º lugar com 25 pontos quando iniciou o segundo turno. Uma sequência de quatro vitórias seguidas recolocou o Tricolor na briga por uma vaga na Libertadores, que acabou conquistada no fim.

A situação atual é parecida. Em três rodadas do returno, o Fluminense saiu de um incômodo 14º lugar — com 22 pontos — graças a duas vitórias e um empate.

“Nosso time estava querendo essa sequência. Agora teremos um jogo importante e queremos jogar bem em casa”, afirmou Carlinhos.

Para manter a boa fase, Luxemburgo conta com o apoio dos tricolores no jogo contra o Coritiba. “Nós melhoramos a nossa posição na tabela. Agora temos que convocar o torcedor porque ele tem sido a nossa diferença no Maracanã. Ele tem ajudado a equipe e é importante que compareça neste sábado.”