Institutos desenvolvem cartilhas gratuitas sobre inspeção predial

Contribuir para conscientizar a sociedade e profissionais sobre a correta utilização das instalações em edifícios é um dos objetivos Ibape/SP

Por O Dia

REJANE SAUTE BEREZOVSKYDivulgação

Rio - Cada vez mais cresce o número de condomínios no país, seja comercial ou residencial. Contribuir para conscientizar a sociedade e profissionais sobre a importância da correta utilização das instalações em edifícios é um dos objetivos do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape/SP).

Desde 2012, o instituto desenvolve e publica gratuitamente cartilhas com conteúdo didático a respeito de diversas questões relacionadas à inspeção predial. Neste mês, foram lançados dois materiais desenvolvidos com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-SP): as cartilhas de Elementos Complementares e a de Acessibilidade.

A primeira aborda itens como Estação Rádio Base (ERB), Energia Solar, Aquecimento Solar de Água, Energia Fotovoltaica, Reuso e Aproveitamento de Água, Coleta Seletiva de Lixo, Paisagismo, Guarda-Corpo e Varandas. O material tem como objetivo fornecer informações técnicas sobre os novos elementos constituintes dos edifícios, sobre sua utilização que, em alguns casos, após certo investimento, acarreta em economia para os condôminos.

É o caso do aquecimento solar e do reaproveitamento de água pluvial. Outros elementos analisados foram aqueles que geram renda extra para os edifícios e condomínios, como a locação das lajes para antenas de telefonia celular e venda de lixo reciclado.

Já a cartilha de Acessibilidade está em sua segunda edição, em decorrência da revisão da norma NBR 9050/2015. O material tem o intuito de facilitar a compreensão da referida norma e a aplicação dela no cotidiano, facilitando a locomoção e uso de áreas comuns de edifícios residenciais por pessoas com algum tipo de deficiência ou com mobilidade reduzida com segurança e autonomia.

“De maneira geral, as cartilhas produzidas pelo Ibape/SP têm como principal intuito auxiliar síndicos e gestores condominiais a manterem a segurança e a qualidade das edificações, abordando diversos aspectos da inspeção predial de forma clara e objetiva. É uma das contribuições que o instituto busca apresentar à sociedade, a disseminação de informações importantes para o bem-estar de todos”, afirma Rejane Saute Berezovsky, diretora de Relações Institucionais do Ibape/SP e engenheira civil.

Ibape/SP também já produziu informativos de inspeção predial, que inclui a ‘Saúde dos edifícios’ e os ‘Equipamentos e Espaços de Lazer’Divulgação

Além das duas cartilhas lançadas neste mês, o instituto também já produziu materiais informativos sobre os seguintes assuntos: ‘Inspeção predial: A saúde dos edifícios’, ‘Equipamentos e Espaços de Lazer’, ‘Mecanização’, ‘Valoração de Áreas Ambientais’ e ‘Prevenção e combate a Incêndio’. As cartilhas estão disponíveis para acesso e download gratuitos no site www.ibape-sp.org.br.

Últimas de _legado_Imóveis