Explosão em mercado de fogos no México deixa 36 mortos

Pelo menos 60 pessoas estão feridas e outas 12 estão desaparecidas. Incidente aconteceu no Mercado de Pirotecnia de San Pablito, em Tultepec

Por O Dia

México - As autoridades do México elevaram para 36 o número de mortos nas explosões registradas em um mercado de fogos de artifício de Tultepec, no Estado do México, na região central do país, terça-feira. Quase 60 se feriram. O secretário de governo do Estado do México, José Manzur, explicou que 31 pessoas perderam a vida no momento da explosão. Depois, outras cinco não resistiram aos ferimentos nos hospitais.

Foram reconhecidos até o momento 13 corpos%2C e restam reconhecer 18Reprodução Internet

Manzur indicou que 12 pessoas seguem desaparecidas — cinco homens e sete mulheres —, mas afirmou que algumas podem estar nos hospitais.

O promotor do Estado do México, Alejandro Gómez, explicou que alguns corpos ficaram tão carbonizados que será necessário obter o perfil genético para confirmar a identidade.

O incidente, que pelo número de vítimas já é uma das maiores tragédias provocadas por uma explosão no México, começou pouco antes das 15h locais (19h em Brasília), em um mercado de fogos de artifício.

Explosão aconteceu na cidade de TultepecEfe

Gómez indicou que as autoridades ainda não sabem o que pode ter ocorrido. Segundo ele, a prioridade agora é “atender os feridos e realizar a identificação dos corpos”. O promotor, porém, não descarta a possibilidade de uma reação em cadeia, ou seja, o incêndio ter passado de uma loja para a outra.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, publicou uma mensagem de pêsames. “Minhas condolências aos familiares dos que perderam a vida nesse acidente e meus desejos de pronta recuperação para os feridos.”

Últimas de _legado_Mundo e Ciência