Mais Lidas

China afirma que relações com Rússia estão 'na melhor fase na história'

Xi Jinping falou em entrevista à imprensa russa, antes de partir para uma visita de Estado que ele realiza nos dias 3 e 4 de julho para a Rússia

Por lucas.cardoso

São Paulo - O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta segunda-feira que as relações entre seu país e a Rússia estão em seu "melhor momento na história" e demonstrou a esperança de que o G-20 continue a apoiar o comércio multilateral e a liderança no crescimento impulsionado pela inovação, de acordo com a agência estatal Xinhua.

Xi falou em entrevista à imprensa russa, antes de partir para uma visita de Estado que ele realiza nos dias 3 e 4 de julho para a Rússia. O presidente chinês deve então seguir para a Alemanha, onde participará da reunião do G-20 em Hamburgo.

Vladimir Putin e presidente chinês Xi Jinping em cerimônia para assinar acordo de gás natural Reuters

A China e a Rússia têm construído uma confiança mútua política e estratégica de alto nível, segundo Xi, que mencionou a resolução de antigas disputas fronteiriças. "Eu acredito que a visita dará novo ímpeto ao crescimento das relações bilaterais", afirmou Xi, segundo a Xinhua.

Xi disse que ele e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, acreditam que China e Rússia devem aprofundar a cooperação econômica e comercial e têm grande potencial para isso.

O líder chinês afirmou também esperar que o G-20 "mantenha o espírito de parceria para uma cooperação em que todos ganham". Segundo ele, o grupo de países deve seguir comprometido com o desenvolvimento aberto, o apoio ao regime de comércio multilateral centrado na Organização Mundial de Comércio (OMC) e a garantia de que o comércio e o investimento continuarão a ser motores do crescimento global.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia