Japão encontra 10 corpos no mar que podem ser de norte-coreanos

Dezenas de embarcações de pesca norte-coreanas naufragam todos os anos no litoral do Japão por conta das más condições meteorológicas e falta de equipamentos

Por O Dia

Japão - Oito corpos foram encontrados no litoral do Japão, nesta segunda-feira, diante da Coreia do Norte, dentro de uma embarcação que estava à deriva, segundo informações da polícia e da Guarda Costeira japonesa. As investigações estão em andamento para descobrir se os corpos podem ser de pescadores norte-coreanos.

Dois outros corpos já haviam sido encontrados durante o final de semana, no litoral de uma ilha, próximos à restos de um barco de madeira que parecia proceder da Coreia do Norte, segundo fontes. Na última quinta-feira, um navio com oito marujos que se diziam pescadores norte-coreanos chegou à costa noroeste do Japão relatando que perderam o rumo devido a um problema técnico.

Os corpos não puderam ser identificados devido ao avançado estado de decomposição, mas vários indícios fazem pensar que se trata de pescadores da Coreia do Norte, como as caixas de tabaco e inscrições em coreano nos coletes salva-vidas e na proa da embarcação.

Dezenas de embarcações de pesca norte-coreana naufragam todos os anos no litoral do noroeste do Japão por conta das más condições meteorológicas, falta de equipamentos de radar, defeito nos motores ou escassez de combustível - uma situação frequente na Coreia do Norte. Algumas vezes seus ocupantes conseguem ser resgatados com vida.

Segundo especialistas, o regime de Pyongyang os obriga a ir para alto-mar em busca de pesca abundante, mas suas embarcações são muito velhas e mal equipadas, o que os expõe a grandes riscos. 

Com informações da AFP