Alunos do pré-vestibular estão na contagem regressiva para o Enem

Jovens farão as provas nos próximos dias 24 e 25. A nota vale a entrada para universidades

Por O Dia

Niterói - Faltam 20 dias para a prova que decidirá o destino de 7,7 milhões de jovens brasileiros. O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vale a entrada na maioria das universidades públicas do país, que são as mais disputadas. E aqui nas terras de Araribóia os estudantes estão fazendo bonito. Na edição de 2014, o Ponto de Ensino de Icaraí, por exemplo, ficou em segundo lugar no estado do Rio na pontuação geral das provas objetivas, segundo dados do Inep. 

De olho no futuro, os estudantes utilizam a reta final para retomar alguns pontos e tirar as últimas dúvidas. Tem muita gente que não conseguiu o passe de entrada na primeira tentativa, mas não pretende desistir tão fácil. Aspirante a engenheiro civil, Matheus Farsette, de 19 anos, vai tentar o teste pelo segundo ano consecutivo.

Os alunos do professor Assis (em pé) estão confiantes em um bom resultadoMárcio Mercante / Agência O Dia

“Terminei o terceiro ano do ensino médio no ano passado e tinha a opção de entrar para uma faculdade particular, mas optei por tentar mais uma vez. Nesta reta final estou refazendo as provas dos anos anteriores e estou me sentindo bem preparado. Acho que dessa vez eu passo”, acredita.

Ele é um dos 60 alunos do pré-vestibular do professor Assis. É uma turma ‘casca grossa’, a maioria quer entrar para cursos muito concorridos como Direito, Engenharia e Medicina. Bem brincalhão, o mestre tem um jeito todo peculiar de ensinar. “Eu não tenho lousa, só uso uma prancheta mesmo, e sou eu que dou todas as matérias. Conheço todos os meus alunos pelo nome e busco ter uma relação próxima”, diz.

Seja como for, o método parece dar certo, a taxa de aprovação do curso é de 80%. Lorena Xerfan, 22, espera entrar para esta estatística no ano que vem. “Estou tentando para medicina pela quinta vez, não desisto. Agora estou com uma base boa em matemática e física”, destaca.

É uma prova cansativa, feita em dois dias, durante à tarde. O pior inimigo é o nervosismo. O jeito é deixar os livros de lado na véspera e tentar relaxar.

O professor Assis diz que é preciso ter muita paciência ao realizar o Enem e confiar no que foi estudado durante os últimos sete meses. “Não tem que mudar a rotina por conta da prova”, aconselha. E acredite, esse é o caminho. “Muitos alunos meus voltam para agradecer. Um até me convidou para a formatura em Medicina”, se orgulha.

São 180 questões objetivas e redação

O Enem será realizado nos próximos dias 24 e 25. A prova começa às 13h30, mas os portões fecham às 13h. No sábado a duração é de 4h30 e, no domingo, de 5h30.

A nota do exame é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas.

Cada candidato faz quatro provas objetivas divididas por áreas de conhecimento. Cada uma tem 45 questões objetivas, totalizando 180, e mais uma redação.

Não se esqueça de levar um documento com foto. Em caso de perda ou roubo, é só levar o registro de ocorrência.

A prova só pode ser feita com caneta de tinta preta, fabricada em material transparente.

O gabarito das provas objetivas será divulgado até o dia 28/10.

Não adianta correr. Após o início da prova, os candidatos só poderão sair depois de 2h.

Últimas de _legado_Niterói