Conheça o balanceamento muscular, técnica natural que equilibra o corpo

A teoria é de que os músculos estão diretamente ligados com as emoções e com os órgãos internos

Por O Dia

Niterói - Sabe aquela dorzinha chata no joelho? Ou aquela enxaqueca que vem tirando o sono? A resposta dessas e de muitas outras anormalidades pode ser obtida em uma ‘conversa’ com o seu corpo durante a aplicação da técnica revolucionária kinesiology, conhecida como balanceamento muscular.

O método nasceu nos Estados Unidos, mas tem alguns princípios de técnicas chinesas como a acupuntura. A teoria é de que os músculos estão diretamente ligados com as emoções e com os órgãos internos. Assim, eles podem mostrar o que está errado no organismo.

Técnica americana busca o equilíbrio corporal através de testes muscularesMárcio Mercante / Agência O Dia

Segundo a terapeuta holística Solange Bandeira, o balanceamento é realizado com testes em pontos certos do corpo. “Se um determinado músculo não está funcionando direito significa que tudo que está ligado a ele também não está legal. E através dele eu tenho acesso ao inato da pessoa, podendo corrigir traumas que às vezes nem são lembrados, mas estão causando aquele mal estar”, explica.

É o que diferencia esta técnica de tantas outras. Por exemplo, se um paciente está com dores no ombro, ela não irá tratar somente a dor, mas o que está causando o desconforto, para que não volte mais.

Os motivos são variados: pode ser um trauma, raiva reprimida ou desequilíbrio emocional. E a forma de tratamento também é escolhida de acordo com o que o corpo pede durante as sessões.

Segundo Solange, o alívio na tensão emocional pode ser sentido no primeiro encontro. Ela já viu muitos casos de melhoras consideráveis em diversos tipos de problemas físicos e emocionais. Mas o tempo total de tratamento depende de cada um. E todo mundo pode fazer. “Já balancei pessoas em coma e até bebês no útero das mães”, conta ela.

Tudo é feito com as mãos, sem nenhuma ferramenta externa. A estudante de Arquitetura Camila Avesani, de 24 anos, passou por uma sessão e aprovou. “É incrível como dá para sentir o que ela está fazendo”, relata.

Solange faz questão de frisar que não é nada milagroso, é uma técnica científica com resultados reais, tudo com muito sentido. E o melhor é que não há elementos nocivos à saúde. “Qualquer pessoa pode se tornar mais saudável e melhorar sua qualidade de vida com este tratamento”, afirma Solange.

No consultório dela também é possível ter sessões de arte terapia, meditação, desintoxicação alimentar, indicação de florais de Bach, relaxamento, entre outras.

BORA LÁ?

Para ser considerada balanceada, a pessoa deve ter o equilíbrio de três fatores: químico, emocional e estrutural. O Brasil tem o maior instituto da técnica da América Latina.

Solange Bandeira é instrutora da associação. Para quem quiser experimentar uma sessão, o consultório dela fica na Av. Sete de Setembro 317, Icaraí. Mais informações: www.ecosaudepan.com.

O balanceamento muscular também pode ajudar crianças e adultos com dificuldades de aprendizagem e de memorização.

Últimas de _legado_Niterói