Culinária peruana ganhou a Terra de Araribóia

Lima Restobar, no Jardim Icaraí, oferece cardápio diferenciado

Por O Dia

Niterói - Niterói ganhou um restaurante peruano em setembro. É o Lima Restobar, no Jardim Icaraí.

A cozinha peruana anda bombando pelo mundo. Na lista da revista Restaurant indicando os 50 melhores da América Latina, por mais um ano, o Peru se manteve no topo da elite gastronômica.

O Chef peruano Marco Espinoza inova na criação dos ceviches Maíra Coelho / Agência O Dia

Acho que é reflexo do que acontece no país. Fui a capital Lima duas vezes nos últimos anos e senti uma baita diferença entre uma vez e outra. Eles estão crescendo bastante em tudo. Só o trânsito que continua o mesmo caos. Eu não entendi como os carros conseguiam não bater na total informalidade vigente até que entrei num táxi e li o aviso: ‘Guiado por Diós’. Claro! Só assim...

No mundo da comida peruana você passeia por butifarras, jalea, alitas, chicharron e yuquitas, entre outras iguarias misteriosas. O Peru tem mais de 200 tipos de milho e cada preparo tem um tipo de batata próprio. Dá para imaginar? 

Mas o chef Marco Espinoza está lá para as devidas orientações. Ele fez sua formação e trabalhou na Argentina antes de vir para o Brasil. Abriu a primeira casa peruana do grupo, o Taypa de Brasília, em 2010.

No Rio, dois anos depois, inaugurou o Lima, em Botafogo, e no ano passado, o Tupac, no Leblon.
De tanto vir ao Mercado São Pedro se apaixonou por nossa cidade e se mudou para cá com a esposa argentina Chabela e os quatro filhos.

Para ser fiel à cozinha de seu país importou ingredientes e funcionários e diz que vale o investimento. “Valorizo muito o brasileiro pela recepção da nossa culinária, que foi acima das expectativas,” ressalta.

Começamos provando os ceviches, é claro, e estes não têm nada a ver com os que já comi. O cardápio tem sete variedades e o Leche de Tigre Picante é dos deuses! Seguimos com Yuquitas, um bolinho de mandioca recheado com queijos, acompanhado de camarão em molho perfeito.

O Picante de Mar tem um molho especialMaíra Coelho / Agência O Dia

De prato principal, provamos o Lomo Saltado, uma versão deliciosa de filé com fritas mas o nosso auge foi o Picante de Mar — frutos do mar com molho de pimenta, curry e etucatu (arroz e feijão juntos).

De sobremesa, o ingrediente clássico: Chicha Morada — um milho roxo — na versão chef Espinoza. Delícia que só provando para conferir... E o Opera de Lucuma, uma fruta dos Andes que casou super bem com chocolate. Sinceramente, não achei que fosse gostar tanto! E ainda tem o Pisco...

Coluna de Suzana Blass 

Últimas de _legado_Niterói