Salão de Detroit: veja os principais lançamentos do evento

São cerca de 50 novidades entre carros de produção e conceitos. Saiba quais modelos vêm para o Brasil

Por O Dia

Detroit (EUA) - A edição 2014 do Salão de Detroit demonstra que está imune às baixíssimas temperaturas que atingiram os Estados Unidos nas últimas semanas. Isso porque, por aqui, o principal evento automotivo norte-americano mostra-se quente de novidades, todas, é claro, capazes de agradar aos mais variados e refinados gostos.

>>>GALERIA DE FOTOS: novidades do evento norte americano 

Afinal, são nada menos do que cerca de 50 lançamentos. Neste Salão de Detroit há desde estreias mundiais que logo chegarão aos principais mercados do mundo - inclusive o Brasil - até carros-conceitos que muito em breve também poderão ganhar as ruas dos quatro cantos do planeta, cada uma mais interessante do que a outra.

Audi

Uma das estrelas da marca alemã é o sofisticado e parrudo S8. Além deste, destaque para o S3 Sedan, versão esportiva do três volumes que vai ser fabricado no Brasil. Há ainda aqui no Salão de Detroit o redesenhado Q3, com linhas muito mais fluidas.

Audi Q3 passou por faceliftLuiz Almeida / O Dia


Bentley

A tradicional fabricante inglesa mostra aqui em Detroit o luxuoso Continental GT V8 S, que finalmente estreia no mercado norte-americano. Lançado ano passado no Salão de Frankfurt, tem motor V8 biturbo capaz de entregar 521 cv de potência. A transmissão automática é fornecida pela ZF e tem oito velocidades.

Bentley Continental GT V8 S%3A estreia nos EUALuiz Almeida / O Dia


BMW

A marca bávara estreia aqui no Salão de Detroit os repaginados Z4, M4, M3 e X1. Porém, a grande sensação é a nova geração do Série 2. Estiloso, o modelo contará com duas motorizações - um quatro cilindros turbo 2.0 l de 243 cv e um V6 3.0 l de 326 cv.

BMW Série 2 é o principal destaque da marca bávaraLuiz Almeida / O Dia


Chevrolet

A Chevrolet, que também está em casa, estreia o novíssimo Corvette Z06. Com design esmerado, a versão é a mais parruda do esportivo americano. É equipado com motor V8 6.2 litros capaz de entregar 625 cv de potência máxima, bem do que o Corvette Stingray, que garante 466 cv. O Z06 pode ter câmbio manual de sete marchas ou automático de oito velocidades.

Z06 é a versão mais potente do Corvette - 625 cvLuiz Almeida / O Dia


Chrysler

Uma das anfitriãs do Salão de Detroit, juntamente com Ford e Chevrolet, a Chrysler apresenta o novíssimo sedã 200, primeiro fruto da parceria com a Fiat, que agora detém 100% do Grupo Chrysler. O modelo conta com duas opções de motores. O quatro cilindros MultiAir 2.4 litros de 184 cv de potência e um inacreditável V6 Pentastar 3.6 l de 295 cv. Uma pena é que o 200 não vai desembarcar no Brasil.

Chrysler 200 terá duas opções de motores. Não vem para o BrasilReuters


Fiat

Apesar de fazer pouco alarde, a Fiat marca presença em Detroit com as variações do Cinquecento. Uma delas é a versão Abarth, que chegará ao Brasil ainda em 2014. Fabricada no México, a versão tem motor 1.4 MultiAirde 162 cv e câmbio manual de cinco marchas. Pode atingir a velocidade máxima de 210 km/h.

Foguetinho%3A o pequeno 500 Abarth tem 162 cvLuiz Almeida / O Dia


Ford

Em casa, a Ford chama a atenção. Além da nova geração do Mustang, que este ano completa 50 anos de produção, a picapona F-150 dá as caras aqui em Detroit cheia de novidades. Uma delas é que passou por intensa 'dieta' e perdeu nada menos do que 320 kh, graças à larga utilização de alumínio. Já debaixo do capô o novíssimo motor Ecoboost 2.7 litros, que, de acordo com a marca, tem redimento de um V8, e conta com sistema 'start/stop'.

Nova geração da F-150 está 320 quilos mais leveLuiz Almeida / O Dia



Honda

A terceira geração do Fit finalmente estreia nos Estados Unidos e é a principal estrela da japonesa, que está aqui sem muitas novidades. As vendas terão início logo após o Salão de Detroit. No Brasil, a nova geração será lançada ainda neste primeiro semestre.

Nova geração do Fit será fabricada no BrasilLuiz Almeida / O Dia


Hyundai

No estande da marca coreana, o destaque fica por conta da nova geração do Genesis. O sedã grande esbanja personalidade e tem design com linhas angulosas e acertadas. No quesito motorização, duas movidas a gasolina. Um V6 3.8 l de 311 cv de potência e um V8 5.0 l que fornece 420 cv. O novo Genesis deverá estrear no Brasil no Salão do Automóvel de Sáo Paulo, em outubro.

Sedã coreano será apresentado ao Brasil no Salão de São PauloLuiz Almeida / O Dia


Jeep

Outra marca do Grupo Chrysler, a Jeep traz os novíssimos Grand Cherokee e Cherokee. O primeiro já está em fase de pré-venda no Brasil e o segundo tirou o passaporte para também desembarcar em solo brasileiro - ambos ostentam a nova feição dianteira de gosto duvidoso.

Grand Cherokee%3A passaporte carimbado para o BrasilLuiz Almeida / O Dia


Mercedes-Benz

A fabricante mostra a nova geração do Classe C - esta ganhará produção nacional em Iracemápolis, interior de São Paulo, em 2016 - e também a versão definitiva do GLA 45 AMG, que foi apresentada anteriormente, ainda como carro-conceito, no Salão de Los Angeles, em novembro de 2013. A versão tem motor turbo de 2.0 litros e 360 cv de potência máxima - é o propulsor de quatro cilindros mais potente do mundo. Outra novidade é o S600.

Mercedes-Benz Classe C se tornará nacional em 2015Reuters


Porsche

O objeto de desejo no estande da Porsche é o 911 Targa. O superesportivo alemão volta a ostentar capota dobrável em vez de teto de vidro e contará com duas opções de motor - V6 3.4 l com 350 cv, enquanto que o outro V6 tem 3.8 l e 400 cv de potência.

A capota dobrável retorna com a carroceria Targa do PorscheLuiz Almeida / O Dia


Volkswagen

Entre as novidades do estande da Volkswagen, destaque para o Golf R. Destinado exclusivamente ao mercado norte-americano, o hatch tem motor turbo 2.0 com 296 cv de potência e tração integral 4Motion. A alemã também estreia aqui o Passat BlueMotion, conceituo com o motor TSI de 1.4 litro turbo e 150 cv de potência. O destaque da motorização é a economia. De acordo com a VW, o sedã pode fazer até 17,8 km/l, graças aos sistemas 'start/stop' e de desativação de dois cilindros.

Golf R%3A só para os EUAReuters


Conceitos

Os conceitos, é claro, marcam presença no Salão de Detroit de 2014. E a gama de protótipos é variada, com belas e interessantes máquinas, todas capazes de impressionar os aficionados por automóveis. Muitos destes carros-conceitos, aliás, poderão chegar aos mercados mundiais muito bem breve, uma vez que demonstram que estão quase prontos para ganhar as ruas. Só faltam mesmo é entrarem nas linhas de produção das fabricantes.

Audi

Umas das estrelas da marca alemã é o conceito Allroad Shooting Brake, crossover híbrido que tem dois motores elétricos e um a combustão. Este último é um 2.0 TFSi movido a gasolina, que trabalha com duas unidades elétricas e gera 408 cv de potência máxima. De acordo com a Audi, o modelo pode fazer até 52,6 km/l, com 820 km de autonomia - tração nas quatro rodas Quattro.

Híbrido pode fazer até 52%2C6 km/lLuiz Almeida / O Dia


Cadillac

Em casa, a Cadillac não se faz de rogada e mostra o interessantíssimo Elmiraj aqui no Salão de Detroit. O design mantém o DNA da tradicional marca norte-americana e chama bastante atenção. o Elmiraj Concept tem motor V8 4.5 l biturbo e 505 cv de potência máxima.

O conceito da Cadillac tem motor V8 de 505 cvLuiz Almeida / O Dia


Infiniti

A marca de luxo da Nissan mostra uma bela versão do sedã esportivo Q50. É a Eau Rouge, cujo nome de batismo é uma homenagem ao trecho de alta velocidade do circuito de Spa-Francorchamps. O Q50 Eau Rouge tem teto em fibra de carbono, dupla saída de escape e suspensão mais grudada ao chão. Debaixo do capô, a Infiniti mantém segredo, mas garante que modelo pode receber motor com mais de 500 cv de potência máxima.

Sedã Q50 ganhou versão esportivaLuiz Almeida / O Dia


Kia

A coreana estreia o conceito GT4 Stinger, um esportivo com configuração 2+2 que foi projetada pelo centro de design da marca em Irvine, na Califórnia. Visual agressivo, tração traseira e motor parrudo - um 2.0 litros com injeção direta e 315 cv de potência máxima - câmbio manual de seis marchas.

GT4 Stinger%3A Kia ataca de esportivoLuiz Almeida / O Dia


MINI

A tradicional fabricante inglesa mostra a apimentada versão John Cooper Works. Visualmente mais agressiva, esta versão esbanja personalidade e chama a atenção. A Mini, no entanto, faz mistério sobre a motorização, mas especula-se que a versão possa vir a ser fabricada com um 2.0 l com mais de 200 cv de potência máxima.

Novo MINI John Cooper Works não teve motor reveladoLuiz Almeida / O Dia


Nissan

Na japonesa, o destaque fica por conta do protótipo que muito em breve poderá ganhar as ruas do mundo. É o Sports Sedan Concept, que é capaz de agradar aos tiozões que apreciam um toque de esportividade. De acordo com a Nissan, o conceito tem motor V6 3.5 litros e 300 cv de potência.

Nissan dá esportividade em sedã para 'tiozões'Luiz Almeida / O Dia


Toyota

A japonesa aproveita o Salão de Detroit (EUA) para mostrar o protótipo FT-1 - de Future Toyota 1. O conceito foi desenvolvido no Calty Design Research, que fica na Califórnia, e especula-se que poderá fornecer as linhas do futuro Supra, que voltaria a linha de modelos da Toyota.

Toyota FT-1%3A será o protótipo do novo Supra%3FLuiz Almeida / O Dia


Vokswagen

Destaque da marca é o Beetle Dune Concept, com rodas de 19 polegadas, estribos laterais e spoiler traseiro, entre outros adereços. Por dentro, apliques na cor amarela e central multimídia com tela de 7,7 polegadas. Sob o capô, o nosso motor 2.0 turbo de 211 cv e a transmissão automatizada de dupla embreagem de seis marchas - a DSG.

Fusca ganha versão aventureiraDivulgação


Volvo

A marca sueca mostra, entre outros, o conceito XC Coupé, utilitário esportivo que chama a atenção por ostentar três portas e que dá ideia de como poderá ser a nova geração do XC 90. Design futurista com faróis finíssimos, lanternas com LEDs e rodas de 21 polegada, o conceito utiliza a nova plataforma 'Scalable Product Architecture', que também servirá de base para outros modelos da Volvo.

Conceito deve antecipar nova geração do XC 90Luiz Almeida / O Dia


Últimas de _legado_Automania