Roubos crescem 32,5% no estado de São Paulo durante o mês de janeiro

Foram registrados 26.987 casos nas cidades paulistas, contra 20.371 em janeiro do ano passado

Por O Dia

São Paulo - O número de roubos - quando há grave ameaça ou violência à vítima - no estado de São Paulo cresceu 32,5% em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram registrados 26.987 casos nas cidades paulistas, contra 20.371 em janeiro do ano passado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP).

“O aumento dos roubos pode ser explicado pela redução da subnotificação, porque antes nós não tínhamos a possibilidade de lavrar um BO [boletim de ocorrência] de roubo pela internet, e isso passou a ser feito no final de novembro para cá. Mas é claro que esses aumentos não nos agradam”, disse o secretário de Segurança Publica, Fernando Grella.

Na capital paulista, os roubos tiveram alta de 41,8% no mês passado. Foram registrados 13.416 casos, contra 9.463 no mesmo período do ano passado.

Já o roubo seguido por morte, o latrocínio, estagnou no primeiro mês do ano. No estado, foram 34 notificações em janeiro de 2014, a mesma quantidade de janeiro do ano anterior. A capital teve 14 casos no mês passado, sendo que a cidade teve 15 latrocínios em janeiro do ano anterior.

Os homicídios dolosos, quando há intenção de matar, tiveram aumento de 1,2% em janeiro. Foram 422 no primeiro mês deste ano, sendo que foram registrados 417 no mesmo mês do ano anterior. “Entendemos que esse aumento é um ponto fora da curva, ele não reflete uma tendência, é um aumento de 1,2%. Nós estávamos vindo há 9 meses com queda, vamos aguardar o comportamento agora nos próximos meses”, declarou.

Na capital, os homicídios dolosos apresentaram aumento de 2,04% em janeiro. Foram 100 casos registrados em janeiro deste ano, contra 98 em janeiro de 2013.

Últimas de _legado_Brasil