ABIA critica reportagem do 'Fantástico' sobre o 'Clube do Carimbo'

Reportagem mostrou uma investigação de quase dois meses sobre pessoas que transmitem o vírus da AIDS de propósito

Por O Dia

Rio - A Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) enviou uma nota de repúdio à reportagem exibida pelo Fantástico (TV Globo), neste domingo, sobre o "Clube do Carimbo". Na matéria, o programa mostrou o resultado de uma investigação de quase dois meses sobre os "carimbadores", como foram denominadas as pessoas que transmitem o vírus da AIDS propositalmente para outras.

Em nota, a ABIA afirma que a reportagem trouxe "informações incompletas e incorretas sobre a eficácia (ou não) da transmissão do HIV" e que contribuiu para o clima de "pânico moral". A associação relata que "a criminalização da transmissão do HIV gera muito mais danos do que benefícios em termos de saúde pública".

A ABIA acredita que a matéria "reforça preconceitos e estigmas contra jovens gays e soropositivos com reflexos negativos na vida das pessoas".

Por fim, a nota diz que a associação "repudia veementemente a criminalização da transmissão e defende a necessidade urgente de diálogo com os supostos praticantes do Clube do Carimbo" e acusa que o "sensacionalismo puro enfraquece o combate à epidemia do HIV no país".

Últimas de _legado_Brasil