'País vive conglomerado de crises', diz FHC sobre o atual governo

Ex-presidente comentou ainda que o governo de Dilma está querendo tapar o sol com a peneira

Por O Dia

Brasília - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta quinta-feira que o país vive um "conglomerado de crises" e que o governo da presidenta Dilma Rousseff está tentando "tapar o sol com a peneira". FHC responsabilizou ainda o PT por "perda de oportunidades". As declarações foram feitas nesta quinta em entrevista ao programa Diálogos, da GloboNews.

"Você tem uma crise econômica, uma crise de condução política, você tem uma questão social, desemprego, inflação, e você tem uma crise moral, que está escancarada (...). E eu tenho a impressão que a presidente, todo o partido dela e quem orienta a propaganda e tudo mais, querem tapar o sol com a peneira. ‘O meu governo foi o que mais combateu a corrupção’, (...) ‘a culpa é do Fernando Henrique’. Minha senhora, não é assim", disse o político tucano.

'Me dói como brasileiro ver a perda de oportunidade%2C histórica%2C e a responsabilidade é do partido que está no poder', diz FHCReprodução GloboNews

Durante a entrevista o ex-presidente disse que a primeira das crises, que, segundo ele, acabou por agravar as demais, foi a econômica. "Essa de hoje é um conglomerado de crises. A primeira, mais saliente, que provoca comoção no país, é econômica. Estamos, sem dúvida, em um momento de dificuldade econômica. (A gravidade) É grande, porque não começou agora”, disse.

De acordo com Fernando Henrique, o baixo crescimento econômico incomodou diversos setores o que auxiliou na rejeição do atual governo e provocou "dificuldade de condução política" da presidenta. Entretanto, o político elogiou medidas anticíclicas realizadas no período do governo Lula para tentar conter o impacto no Brasil da crise internacional que começou em 2007, porém considerou que a "dosagem foi além do limite". "A reação do governo (inicial) foi positiva. As medidas anticíclicas tomadas, para aumentar créditos e consumo eram positivas. Mas ali deu um sinal mal interpretado por quem governava o Brasil."

FHC disse ainda que o país deixou passar as oportunidades de crescer em um período onde havia valorização das commodities, se referindo ao período do governo Lula. "Tomaram decisões equivocadas. Me dói como brasileiro ver a perda de oportunidade, histórica, e a responsabilidade é do partido que está no poder."

Últimas de _legado_Brasil