Banco do Brasil chama clientes de 'migo' e 'parça' e gera revolta na web

Instituição chamou pais de alguns de 'papi' em estratégia para data comemorativa. Cliente informou que o seu havia morrido

Por O Dia

Rio - O Banco do Brasil foi bastante criticado na internet no último feriado do Dia dos Pais. O motivo foi a estratégia usada pela sua equipe de redes sociais, que usou uma linguagem bastante informal no Twitter. Na ocasião, a instituição tratou clientes por "migo", "parça" e chamou os pais de "papi". Alguns compartilharam o gesto, mas uma boa quantidade de internautas se sentiu ofendido, inclusive aqueles que disseram não ter mais o pai vivo.

A gafe foi uma das diversas reações que o tratamento íntimo do perfil do banco no microblog causou. Desde tweets até textos sobre o assunto em blogs e plataformas alternativas da rede, a fórmula de proximidade foi bastante criticada.

Equipe de mídias sociais do Banco do Brasil usou linguagem considerada invasiva no Dia dos PaisReprodução Internet

A gafe foi uma das diversas reações que o tratamento íntimo do perfil do banco no microblog causou. Desde tweets até textos sobre o assunto em blogs e plataformas alternativas da rede, a fórmula de proximidade foi bastante criticada.

?Em resposta, o Banco do Brasil disse entender que "a forma da abordagem realizada foi inadequada aos princípios da política de comunicação da Empresa". O banco informou ainda que reforçou as orientações internas para que ações como essa sejam remodeladas.

Aos clientes que se sentiram ofendidos, o BB reiterou o pedido de desculpas. No entanto, a instituição ponderou que a ocorrência foi pontual e que a sua atuação nas mídias sociais tem sido reconhecida de forma positiva por diversas organizações, tendo recebido o prêmio da Socialbakers das Top 10 Empresas Socially Devoted – que mede o alto nível de engajamento das marcas no ambiente digital.

Mas o Banco do Brasil não é o primeiro da lista das empresas que foram alvos na internet após postagens de gosto duvidoso e mal recebidas pelo público. Na última semana, a Delta Airlines recebeu críticas nas redes sociais após ter publicado um conteúdo sobre sexo oral no Facebook.

Delta Airlines foi criticada após ter publicado um conteúdo sobre sexo oral no FacebookReprodução Facebook

A postagem, que foi vista por cerca de um milhão de internautas e ficou no ar durante uma hora, era entitulada "10 razões pelas quais as mulheres não fazem sexo oral". Ilustrando a frase, a imagem de vermes marinhos, mais conhecidos como "peixe-pênis", e que normalmente são consumidos na Coreia do Sul.

Depois de muitos comentários negativos, a empresa excluiu a publicação e se desculpou tanto no Facebook quanto no Twitter. A companhia abriu investigação para averiguar se o incidente foi ocasiado por um hacker ou algum funcionário.

Em maio do ano passado, a maioria dos seguidores da Bis reprovou o conteúdo da fabricante de chocolate, que postou a frase "Em quanto tempo você engole tudo?" para divulgar o Bis Big. A empresa admitiu que o post "gerou opiniões de diversas naturezas".

A internauta Tainá*, por exemplo, escreveu: "Ambiguidade perigosa essa, hein?". Guilherme*, outro seguidor do Bis, postou: "Propaganda desnecessária, ofensiva e de péssimo gosto".

Em fevereiro de 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) foi comentar sobre a então recém aposentadoria do jogador Ronaldo. No entanto, nas entrelinhas, alfinetava José Sarney: “Ouvi por aí: ‘Agora que o Ronaldo se aposentou, quando será que o Sarney vai resolver pendurar as chuteiras?’”.

Resultado: o tweet foi rapidamente tirado do ar, atribuído a uma funcionária descuidada. Logo em seguida, a assessoria do órgão se retratou, em nota, dizendo que “os comentários em nada, direta ou indiretamente, refletem os pensamentos desta Corte Suprema”.

Cerca de um mês depois, no dia em que foi anunciada a morte do ex-vice-presidente da República José Alencar, foi a vez da Secretaria de Cultura de São Paulo postar no Twitter: “Por que foi o Alencar e não o Sarney?”

Quase que imediatamente, outra postagem no microblog já tratava de tentar amenizar em vão a enxurrada de críticas: “Mensagem postada indevidamente no nosso perfil não reflete a posição oficial da Secretaria. Lamentamos o ocorrido”.

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