Sucesso nos concursos: Como iniciar estudos

Os cursos preparatórios podem ajudar muito nesse processo, pois direcionam a preparação e motivam os alunos

Por O Dia

Ao decidir se preparar para concursos públicos, o candidato deve ter em mente que precisará abrir mão de alguns hábitos, em nome da aprovação. Apesar de ser importante reservar um tempo para o lazer, a maior parte das horas disponíveis deve ser dedicada aos estudos. Os cursos preparatórios podem ajudar muito nesse processo, pois direcionam a preparação e motivam os alunos. Abaixo, saiba mais.

PERGUNTA E RESPOSTA

Estou pensando em ingressar na carreira pública. Qual a melhor maneira para estudar para concursos? Devo entrar num curso preparatório?
>Márcia, Ilha do Governador

Márcia, concurso público é um processo que depende de muita dedicação e deve se tornar um projeto de vida por parte do candidato. Às vezes será preciso abrir mão de algumas coisas que você gosta, em nome da aprovação.

Vamos supor que você adore sair com os amigos nos fins de semana e durma tarde. Esse é um hábito que, durante a preparação, deverá ser mudado para que atinja o objetivo.
Já o curso preparatório é fundamental nesse processo, pois ali terá contato com professores especializados e com seus “concorrentes”, que o estimularão a estudar. Além disso, os cursos são importantes, pois darão direcionamento com relação ao que estudar.

Ao fazer um curso, você economizará tempo pois eles apresentam a matéria de forma concisa e dirigida. Aprender é difícil, sozinho então, nem se fala! O curso irá acelerar os conhecimentos, porém, é essencial estudar muito em casa também.

Sozinho, você deve intensificar o treinamento por meio da questões anteriores das provas do concurso que escolheu. Não esqueça que você deve ter o compromisso com a sua aprovação e buscar constantemente o aperfeiçoamento e resultados melhores. É preciso estudar até passar e não para passar.

Aproveite ao máximo as informações adquiridas em sala de aula e treine-as em casa. É importante observar a similaridade entre as matérias nos concursos que escolher. Quando você adota uma área e faz todos os concursos afins, as chances de aprovação aumentam, pois as disciplinas básicas são as mesmas.

Claudia Jones é jornalista especializada em concursos públicos

Últimas de _legado_Economia