Sucesso nas finanças: Conheça o mercado

É muito importante conhecermos nossas finanças. Disso depende o nosso patrimônio financeiro

Por O Dia

Rio - É muito importante conhecermos nossas finanças. Disso depende o nosso patrimônio financeiro. Para decidir qual o melhor investimento, é necessário acompanhar de perto como é a movimentação do mercado financeiro. Por meio de uma análise dos indicadores divulgados diariamente, teremos condições de decidir com mais certeza sobre as aplicações. Consultar as instituições financeiras também pode ajudar.

Por Jair Abreu Júnior

PERGUNTA E RESPOSTA

“Qual a maneira mais eficaz de investir o dinheiro poupado?”
Luciano, Vargem Grande

Prezado Luciano, há diversas formas de aplicar o seu dinheiro, o que pode dificultar a escolha. Por isso, os investidores devem conhecer as opções de aplicação, levando em conta não somente a rentabilidade, mas também o risco que cada uma delas apresenta.

É importante destacar a importância de definir seus objetivos considerando os respectivos prazos. O que se entende por curto prazo são os objetivos que a serão atingidos em até um ano, como alimentação, vestuário e moradia. Os objetivos de médio prazo, por sua vez, são aqueles que levam de um a 5 anos para se alcançar, como Educação e viagens. Já os objetivos de longo prazo levam a partir de de cinco anos, como a compra de um imóvel e previdência privada.

Compreender os objetivos ajuda na escolha dos investimentos certos, uma vez que eles são indicadores de valores e prazos. Além disso, toda aplicação possui um risco inerente e, quanto mais alto, maior a probabilidade de retorno financeiro. Portanto, minha recomendação é diversificar os investimentos visando minimizar esses riscos. Isso pode ser levantado com a instituição financeira.

Existem três tipos de investidores. O conservador é aquele que privilegia a segurança e faz o possível para diminuir o risco, aceitando até uma rentabilidade menor. Já o moderado procura um equilíbrio entre segurança e rentabilidade. Por fim, o arrojado privilegia a rentabilidade e está disposto a correr grandes riscos para que seu investimento renda o máximo.

Cabe ressaltar ainda a importância da escolha de uma instituição financeira com reputação ética no mercado. Isso é uma das garantias de sucesso. Boa sorte!

Jair Abreu Júnior é coordenador em Gestão Financeira da Universidade Estácio de Sá.

Últimas de _legado_Economia