Concessão de pensão digital

Ideia é que o segurado já saia da agência com a pensão implantada e sabendo quando será o seu próximo pagamento

Por O Dia

Rio - O Rioprevidência promete agilizar o processo de concessão de pensões no estado. Os dependentes de servidores que precisam dar entrada no benefício terão seu processo gerado de forma digital. De acordo com o instituto, isso trará agilidade no atendimento, maior segurança à autarquia e ao segurado, além de reduzir tempo e despesas.

Até junho de 2008 a concessão de uma pensão demorava, em média, 12 meses para acontecer. A previsão do Rioprevidência é que, após a reestruturação, esse processo leve cerca de 30 minutos. A ideia é que o segurado já saia da agência com a pensão implantada e sabendo quando será o seu próximo pagamento.

Diretor-Presidente do Rioprevidência, Gustavo Barbosa afirmou que a expectativa é que no médio e longo prazos a ação reduzirá as áreas como protocolo e arquivo e que resultará em mais conforto e segurança na hora de consultar processos. “O procedimento pode ser feito remotamente, sem necessidade de deslocar o segurado, o processo ou o servidor”, disse.

O primeiro beneficiário a usufruir do novo serviço foi José Luiz Fernandes, que esteve na Agência Central do instituto para dar entrada na pensão da esposa. “Antes as coisas demoravam muito para acontecer. Agora, com tudo digital ficou mais rápido”, contou ele.

Últimas de _legado_Economia