Sucesso na carreira: Como apresentar uma ideia

Muitos líderes têm o discurso de que as portas estão abertas, mas, na prática, não sabem ouvir

Por O Dia

Rio - Muitos líderes têm o discurso de que as portas estão abertas, mas, na prática, não sabem ouvir. Na alta gerência, onde a necessidade de ouvir é maior, para receber as informações que contribuirão para tomar a melhor decisão, podem existir barreiras quase intransponíveis. A consequência é que os subordinados deixam de expor suas opiniões por medo de serem mal interpretados, sofrerem represálias ou por receio de serem ignorados.

Mas se o seu gestor não aprovar sua ideia, não deixe a frustração tomar conta de você. Ele pode ter informações sobre o trabalho que você não teve acesso. Converse com ele sobre o que sustenta a sua opinião e procure ouvir o que ele sugere para melhorar sua proposta. Veja as dicas para melhorar a sua participação no trabalho.

Por Janaina Ferreira

PERGUNTA E RESPOSTA

“Identifiquei um problema no processo de atendimento ao cliente da minha empresa que, se for corrigido, vai diminuir os custos. Sou secretária da diretoria, mas eles não me ouvem. Como posso dar minha sugestão?”

Osória, Nova Iguaçu

A Olá Osória! Neste dilema você não está sozinha. Há uma legião de pessoas com boas ideias que não conseguem um canal para serem ouvidas. E o pior é que as pesquisas mostram que os funcionários vão desistindo e ficando cada vez mais insatisfeitos. Bruce L. Katcher no livro “Por que as pessoas odeiam seus chefes?” relaciona as principais reclamações dos funcionários. O resultado é que 46% dos entrevistados acreditam ser tratados de forma desrespeitosa, 43% disseram não ver seu empenho valorizado, 47% afirmaram não receber informações necessárias para desempenhar bem seu trabalho e 52% não têm liberdade para expressar opiniões.

Mas neste cenário, como abrir espaço para propor aquela ótima ideia aos gestores de difícil acesso? Primeiro prepare uma apresentação com os dados e números precisos, antes e depois da mudança. Se não houver a possibilidade de acesso ao diretor, você pode apresentar suas sugestões para algum gerente respeitado em quem você confie.

Esse gerente poderá servir de “ponte” para uma futura apresentação aos diretores. Você pode ir construindo uma rede de pessoas de sua confiança que apoiem sua ideia e possam “vendê- la” junto aos diretores.

Estude bem sua proposta, analise pontos fortes e fracos e apresente-a com paixão! E se ela não for aceita, aproveite a conversa para adequar sua sugestão e “calibrá-la” de acordo com os critérios que a diretoria usa para avaliar uma inovação. É preciso ter em mente que o resultado do seu trabalho impacta a credibilidade do seu gestor, portanto ele precisa aprová-la.

Mas se ele não aprovar, não desista da sua capacidade inovadora. Tente em outro momento ou em outra empresa! Como dizia o poeta, “se eu desistir, eles é que terão me mudado.” Boa sorte!

Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ. Amanhã, Sucesso nas Finanças.

Últimas de _legado_Economia