Mudanças em benefícios são temas de reunião entre governo e centrais sindicais

Centrais querem promover um dia nacional de lutas a fim de chamar atenção para mudanças

Por O Dia

Rio - Centrais sindicais têm reunião agendada para esta segunda-feira com os ministros Miguel Rossetto, da Secretaria-geral da Presidência, e Manoel Dias, do Trabalho e Emprego. A expectativa é retomar o diálogo das entidades representativas junto à Presidência da República. As classes têm uma tarefa difícil: que o governo revogue as Medidas Provisórias 664 e 665, que alteraram no fim do ano passado regras de concessões de benefícios previdenciários e trabalhistas. A proposta é promover diálogo amplo com a classe trabalhadora.

De acordo com a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), as principais preocupações do funcionalismo estão ligadas ao abono salarial, seguro-desemprego e mudanças consideradas pela classe como inconstitucionais na Previdência. A orientação é que as entidades filiadas se organizem para somar força aos atos em defesa dos direitos econômicos e sociais dos trabalhadores no país.

As entidades estudam promover uma dia de atividades nas principais cidades brasileiras para chamar atenção da sociedade sobre os temas alterados pelo governo na concessão de benefícios para servidores e trabalhadores da iniciativa privada. A ideia é reunir os representantes no próximo dia 28.

O secretário-geral da Condsef, Sérgio Ronaldo da Silva (foto), diz que a preocupação dos servidores como um todo é o cenário de arrocho que vem se desenhando com as medidas anunciadas pela equipe econômica, desde os primeiros dias deste ano.

Entre os pontos positivos levantados pela confederação está a declaração do novo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, de que é necessário valorizar o funcionalismo público. Segundo a entidade, Barbosa afirmou que o diálogo está aberto.

AUXÍLIO-EDUCAÇÃO

Começam nesta quarta-feira as inscrições para o Auxílio-Educação 2015. O benefício é dividido em Previ-Educação, Previ-Material Escolar e Auxílio-Creche. Os interessados devem acessar o site www0.rio.rj.gov.br/previrio/beneficios/ para fazer a inscrição. A etapa vai até o dia 27 de fevereiro. Para o Auxílio-Creche, até o dia 30 de novembro.

COMPROVAÇÃO

Servidores do Tribunal de Justiça do Rio que recebem Auxílio-Creche têm até o dia 30 deste mês para comprovar a renovação de matrícula em creche ou estabelecimento particular de ensino, onde se encontra matriculado o filho ou dependente. Locais para renovação: central de atendimento de pessoal ou direção de fórum mais próxima da residência.

ASSEMBLEIA

O Sindsprev-RJ promove assembleia na próxima quinta-feira, às 16h, na sede do sindicato, para debater alguns temas que foram definidos como emergenciais. Dentre os quais, a luta contra a estadualização dos hospitais federais e campanha salarial unificada. A sede fica na Rua Joaquim Silva 98, Lapa, próximo aos Arcos.

BUSCA POR CORREÇÃO

A coordenação da Fenajufe protocolou requerimento de atualização dos benefícios aos tribunais e conselhos superiores e ao Ministério Público da União. A meta é buscar administrativamente a correção pelo IPCA do IBGE, do auxílio-alimentação e da assistência pré-escolar, de acordo com a possibilidade prevista na Lei Orçamentária 2015.

Últimas de _legado_Economia