Sucesso nos concursos: Saiba por onde começar

O ponto de partida pode ser definir o curso e/ou carreira que deseja seguir

Por O Dia

Rio - Estudar para concurso exige bastante dedicação. O ponto de partida pode ser definir o curso e/ou carreira que deseja seguir. A partir disso escolher uma boa instituição de ensino, seja on line ou presencial, para auxiliar nos estudos é fundamental. Ao definí-la é coerente que se faça um levantamento sobre seu histórico, corpo docente e localização. Redes sociais como Facebook e Twitter são bons nichos para fazer isso.

É importante não despender muito tempo nessa primeira etapa, procure indicações de amigos concurseiros que já estão envolvidos neste meio, eles poderão dar orientações bastante práticas sobre cursinhos, aulões e serviços específicos como Coach de concurseiro. Abaixo seguem algumas dicas.

Por Cláudia Jones

PERGUNTA E RESPOSTA

“Quero muito começar a estudar para concursos públicos, pois quero estabilidade financeira para minha vida. Já até sei qual concurso quero fazer. Mas o problema é que não sei por onde começar.”

Marcelina, Higienópolis

Olá Marcelina! Não sinta-se a única nesta situação, uma das grandes dúvidas de quem quer a estabilidade e os bons salários que o serviço público oferece.

Saber por onde começar a estudar é sempre um dilema para o concurseiro. Como as provas são multidisciplinares, o ideal é estudar a cada dia uma matéria diferente; diariamente estar em contato com uma disciplina que seja cobrada em mais de duas provas, português por exemplo.

Muitas pessoas estudam diferentes disciplinas por dia, mas, quando começam a estudar a segunda do dia, percebem que já esqueceram boa parte da primeira.Utilizando essa estratégia você vai ter a  tranquilidade de quem programou os estudos e vai conseguir consciliá-lo com um pouco de lazer.

Procuro orientar às pessoas que não esqueçam de destinar um tempo para atividades físicas, boa alimentação e alguma distração, como ir ao cinema ou sair com a família e amigos.

Se você tiver uma agenda onde as atividades caibam dentro das suas possibilidades, não terá como se prejudicar. O aluno só se prejudica se abandonar os estudos toda sua organização.

O que ajuda muito é estudar em algum curso preparatório, o que não interfere na rotina de estudos em casa, pelo contrário, será a partir do desempenho em sala de aula que o aluno vai enriquecer sua agenda de estudos.

Os cursos servem para orientar o candidato, ensinar a estudar, trabalhar bem os principais pontos a serem cobrados e inserir o candidato nesse universo de concurso público. A melhor forma de escolher um curso preparatório é apurar o “histórico” da instituição preparatória.

Há quem prefira estudar com um coach ou treinador de concurseiros, como também é conhecido. Dessa forma os estudos tendem a ser mais proveitosos. Boa sorte!

Cláudia Jones é jornalista do site Questões de Concursos

Últimas de _legado_Economia