Conselho de quem entende: Nunca perca o foco

Considerada ‘mãe da internet’, a engenheira norte-americana Radia Perlman deu palestra no Fundão

Por O Dia

Rio - Considerada ‘mãe da internet’ por ajudar a descomplicar o tráfego de dados na rede, a engenheira norte-americana Radia Perlman deu palestra, segunda-feira, no Fundão, a convite da Coppe e da EMC. O grande recado foi: não é preciso ser “gênio” para atuar na área: “Eu não sabia nada sobre computadores. Você não pode rotular as pessoas. Uma boa equipe é formada por diferentes pessoas, com diferentes habilidades”.

No fim das contas, o que ela quis dizer foi o seguinte: já morreu o tempo em que somente você sabia tudo o que seria bom para sua empresa, para sua família etc e tal. Por isso, quanto mais gente estiver remando, mais chances haverá de o barco ser salvo. Daí, na hora da crise, vale cada vez mais a pena reunir profissionais de diversas áreas em torno de um mesmo problema. A ideia de um pode complementar a do outro, e assim todos chegam a uma boa solução.

Outro ponto que Radia abordou foi a crescente presença feminina no mercado de tecnologia. Nada mais natural. Ela disse que a área é atraente, oferece bons salários (pelo menos nos EUA) e excelentes oportunidades de crescimento.

Durante o evento, que teve apoio do consulado dos Estados Unidos e foi aberto a estudantes da UFRJ e alunos do Colégio Estadual Alfredo Neves, Radia Perlman deu uma dica importante para quem quer seguir em frente: “Focar no objetivo ajuda a ter uma melhor percepção das coisas.”

DE OLHO NA BALANÇA

Vigilantes do Peso criaram um aplicativo para quem quer ficar em formaDivulgação

A turma dos Vigilantes do Peso criou um aplicativo redondinho para quem quer ficar em forma. É bem recheado de boas dicas, com receitas light, cardápios, artigos, ferramenta para contabilizar os pontos dos alimentos e bebidas consumidos e os pontos gerados nas atividades físicas.

Outro bom recurso é o Guia de Alimentos e Bebidas, com cerca de 20 mil produtos industrializados. O aplicativo é encontrado na App Store ou também no Google Play, na versão para iOS ou Android, respectivamente, e pode ser baixado em smartphones.

UBER PARA EMPRESAS

O aplicativo Uber está lançando, em quatro cidades do país, inclusive o Rio, um serviço especial para empresas. Estima que os preços caiam, na média, 40% em relação aos dos táxis comuns.

OS MAIS MAIS DO YOUTUBE

O YouTube divulga os dez clipes mais acessados pelos brasileiros em seus dez anos de vida. Os três primeiros foram Justin Bieber, Luan Santana e Anitta. O que será dos próximos dez anos?

>>> O Twitter está abrindo vagas para estágio no Rio e em São Paulo. Vale para alunos cursando o penúltimo ou o último ano de Administração, Ciências Contábeis e Direito, entre outros. A bolsa é de R$ 1.800. Mais informações em www.ciadeestagios.com.br/twitter. Boa sorte.

NOTAS

TODO CUIDADO É POUCO
Um dia chegaremos lá: adolescentes sul-coreanos agora têm que instalar em seus smartphones um aplicativo para monitorar suas buscas na internet e ações afins. É um ordem do governo. A desculpa oficial é que a ferramenta poderá bloquear conteúdo pornográfico. Mas o app — bancado pelo dinheiro público — serve para que os pais vigiem tudo o que a garotada estiver fazendo na rede. Para facilitar a tarefa insana, pode-se buscar palavras-chave como gravidez, suicídio, sexo, terrorismo etc etc etc. É uma longa lista com mais de mil palavras ou expressões que possam servir de alerta. De acordo com a agência de notícias AP, 80% dos sul-coreanos com menos de 18 anos usam smartphones.

MERCADÃO
A Ampeb e a MSI Informática abriram vagas para o curso de instalação e manutenção de câmeras de segurança. Aulas aos sábados, em Nova Iguaçu, com estágio garantido para os melhores alunos. Informações: 2698-1847 ou 980450649.

EFEMÉRIDE
O jogo de Paciência (ou Solitaire), que vem no Windows desde sua versão 3.0, está agora completando 25 anos. O tempo voa, e a gente vai tratando de desperdiçá-lo...

Últimas de _legado_Economia