Sucesso nos negócios: Dedicação e entusiasmo movem chefias

Nenhuma equipe vai se sentir a vontade com um chefe mandão que apenas exige, pressiona e cobra

Por O Dia

Rio - Tornar-se líder não acontece de um dia para o outro, há uma longa escala evolutiva a seguir para alcançar a confiança de seus funcionários e receber um retorno positivo.

Nenhuma equipe vai se sentir a vontade com um chefe mandão que apenas exige, pressiona e cobra. O líder faz tudo isso mas também orienta, inspira e ganha respeito e admiração pelos valores que ensina e pratica.

É importante investir na sua equipe, oferecer treinamentos, técnicas de venda e relacionamento interpessoal. Promover encontros que possibilitem a interação entre os grupos e com a chefia ajuda a mostrar-se mais próximo de seus funcionário. É bastante motivador contar com a participação do chefe nas atividades do dia a dia mas também nas horas de descontração.

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

“Como ser bem vista pela minha equipe? Coordeno 20 consultoras de venda de produtos de beleza”.

Jéssica Almeida, e-mail

Olá Jéssica, é bom saber que você quer passar uma imagem positiva para sua equipe. Na área de vendas, a motivação e o entusiasmo são qualidades imprescindíveis para lidar com objeções, trabalhar com dedicação, atingir as metas e ter sucesso nos negócios.

Para contagiar as consultoras, adote a postura de líder. Ninguém gosta de um chefe mandão que apenas exige, pressiona e cobra. O líder faz tudo isso, mas também orienta, inspira e ganha respeito e admiração pelos valores que ensina e pratica.

Para inspirar, Jessica, você dever ser um exemplo para as consultoras. Nada mais motivador do que ver o chefe trabalhando junto. Acompanhe as visitas e atividades sempre que possível e dê feedback construtivo de modo a melhorar o comportamento e o desempenho da equipe.

Saiba distinguir a falta de dedicação de uma colaboradora de um erro. Quem estiver aprendendo, quem tentar inovar ou quem estiver buscando resultados melhores estará lidando com o imprevisto, com a novidade, e estará sujeito a erros. A sua equipe precisa saber correr riscos e para isso é preciso saber conviver com erros e aprender com eles.

Propiciar desenvolvimento profissional é sempre muito bem visto e ajuda na integração da equipe. Invista em treinamentos de produtos, técnicas de venda e relacionamento interpessoal. Promova encontros para trocar experiências e casos bem-sucedidos. Reconhecer é fundamental. Vibre com as conquistas e participe das realizações da equipe. Os resultados são importantes porque sem desafios e responsabilidades, as pessoas não se sentem mobilizadas a perseguir o sucesso diário. Lembre-se Jessica, você é líder.

Motive e transforme vendedoras comuns em profissionais com resultados extraordinários. Pense nisso e tenha sucesso nos próximos encontros com sua equipe. Se precisar de mais informações sobre gestão de pessoas, ligue para 0800 570 0800 e agende uma visita.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

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