Já está na hora de se preparar para comprar os presentes de Natal

Com o dólar em alta, é bom ficar de olho, porque tudo é motivo para encarecer os produtos de tecnologia

Por O Dia

Rio - Vou começar a dar umas dicas de presentes para o fim do ano. Posso parecer apressado, mas a ideia é que, com tanta antecedência, você tenha tempo de se planejar. Com o dólar em alta, é bom ficar de olho, porque tudo é motivo para encarecer os produtos de tecnologia.

A primeira sugestão é o Zenfone2, da Asus, que produz ótimos smartphones a bons preços, permitindo que mais pessoas mergulhem no mundo da mobilidade. A Motorola e a Samsung são ótimas alternativas, mas parece que a Asus radicalizou com a nova linha, que chegou às lojas esta semana.

Logo de cara, os aparelhos chamam atenção porque são bonitos. Mas beleza, por si, não põe mesa. Eles têm conteúdo.

São cinco modelos com tela de 5,5 polegadas, ou seja, bem grandinha. Dependendo da configuração, têm 4GB de RAM no mínimo, podendo agregar cartão de memória de até 64GB. Significa que oferece muito espaço para trabalhar e armazenar informações. Outro ponto bem positivo para o público brasileiro é que permite o uso de dois chips.

Para quem gosta de fotografia, por exemplo, são 13 megapixels na câmera traseira e 5 megapixels na dianteira, além de recursos e filtros já instalados, que viabilizam algumas brincadeiras, como nas fotos aqui da coluna. Os vídeos podem ser gravados em Full HD. E os preços? Dependendo da configuração, ficam entre R$ 899 e R$ 1.999. E não são xingling.

>>> Tenho usado o Trafi, aplicativo gratuito com trajetos e horários das linhas de ônibus, trens e metrô na cidade. Tem dado certo. Mas estranhei o nome e a logo. Ou será apenas mais uma implicância?

NOTAS

MELHOR DEIXAR QUIETO
Imagine continuar publicando seus posts nas redes sociais mesmo depois que passar desta para melhor... Eu, hein. É o que promete o Eter9, que usa um robô para analisar seu histórico de mensagens, aprende o seu estilo (ou falta dele) e garante publicar mensagens em seu lugar, por toda a eternidade. Será que dá certo?

UMA BOA IDEIA
Um convênio assinado semana passada pelo TI-Rio com o Mediare (www.mediare.com.br) possibilita que as empresas de informática do Estado do Rio, que empregam mais de 50 mil funcionários, resolvam seus litígios através da mediação, sistema mais barato e rápido que as ações no Poder Judiciário ou os processos de Arbitragem e Conciliação.

FIQUEM LIGADOS
Um convite importante para quem está começando a ganhar a vida no mundo da tecnologia: nos dias 18 e 19 de novembro, a Cidade das Artes, na Barra, vai sediar o EmTech, a mais importante conferência mundial sobre tecnologias emergentes. Terá o apoio de gente da pesada, como o MIT. É boa oportunidade para aprender com 30 especialistas brasileiros e estrangeiros, 800 cientistas, jovens inovadores e empreendedores. Estaremos lá.

Coluna publicada todas as quartas-feiras

Últimas de _legado_Economia