Diretor da Faculdade SENAI Rio prevê aumento na procura por cursos de tecnólogo

Avaliação é que aumento de 51% no interesse por cursos de graduação tecnológica, divulgado pelo Inep, pode ser maior no próximo Censo da Educação Superior

Por O Dia

O diretor da Faculdade SENAI Rio, Mauro Pina, aposta no crescimento do interesse por cursos de graduação tecnológica, apontado no último Censo da Educação Superior 2012 divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A pesquisa apontou que entre 2009 e 2012, número de matrículas nos cursos para formação de tecnólogos aumentou 51%. Em 2009, 486.730 estudantes estavam matriculados em cursos para tecnólogos. Em 2012, o número subiu para 944.904. Neste ano, serão divulgados os resultados do Censo referente a 2013.

Mauro Pina%2C diretor da Faculdade SENAI RioAlexandre Vieira / Agência O Dia

“Acredito na tendência de aumento do interesse pela graduação tecnológica, não apenas pela formação com duração de três anos, mas também pela exigência do mercado, que está buscando profissionais especializados que reúnam o conteúdo e a prática para ocuparem, imediatamente, as demandas apresentadas pelas indústrias”, afirmou.

Embora as matrículas nesses cursos tenham apresentado um crescimento menor, se comparado ao período anterior (de 2010 a 2011, elas cresceram 11,4% e, de 2011 a 2012, 7,9%), o aumento de vagas em cursos tecnológicos ainda é maior do que nos cursos de bacharelado e de licenciatura que, entre 2011 e 2012, cresceram 4,4% e 0,7%, respectivamente.

De acordo com o Censo, há 5.969 cursos tecnólogos no Brasil, sendo 1.117 em instituições públicas e 4.852 em instituições privadas. Em 2012, 189.035 estudantes concluíram cursos tecnólogos no país.

Faculdade SENAI Rio

A Faculdade SENAI Rio abriu inscrições para o vestibular para os cursos de graduação tecnológica, com duração de três anos, com formação em tecnólogo em Automação Industrial e tecnólogo em Processos Metalúrgicos. Os interessados podem se inscrever até o dia 24 de janeiro. A prova será realizada no dia 2 de fevereiro. Outras informações sobre o vestibular estão disponíveis no site da faculdade, www.faculdadesenairio.com.br.

“Através de várias pesquisas que o Sistema Firjan realizou junto às indústrias, foi possível identificar as necessidades mais imediatas das empresas. Desta forma, esses dois primeiros cursos oferecidos pela Faculdade SENAI Rio visam a atender essas demandas”, considerou Mauro.

Os alunos da faculdade vão realizar pesquisas em equipamentos como o microscópio eletrônico de varreduraAlexandre Vieira / Agência O Dia

A infraestrutura já existente nos campi do SENAI para os cursos técnicos e de extensão é uma das vantagens que o aluno da graduação tecnológica irá encontrar na Faculdade.

“Nossa filosofia de investimento contínuo em nossas instalações e equipamentos nos permite afirmar que nossa infraestrutura está capacitada para atender às necessidades de capacitação dos alunos na graduação tecnológica. Além disso, foram ampliados e criados novos laboratórios e também investimos no acervo bibliográfico impresso e digital”, garante Mauro.

Para o diretor da faculdade, um dos fatores que pode facilitar o acesso dos futuros tecnólogos ao mercado de trabalho é o fato dos cursos oferecidos pela Faculdade serem voltados para as necessidades apontadas pelas indústrias.

“Nossos cursos em Automação Industrial e Processos Metalúrgicos foram definidos a partir de vários estudos realizados por um comitê técnico, composto, também, por vários segmentos das indústrias. São cursos que vão ao encontro do que a indústria precisa”, afirmou.

Últimas de _legado_Educação