Reino Unido tem previsão de mais chuva, fortes ventos e risco de inundação

O Escritório Meteorológico Britânico (Met) mantém em vigor dois alertas graves de inundação que significam risco de vida no sudoeste da Inglaterra

Por fernanda.magalhaes

Reino Unido - As autoridades britânicas advertiram que algumas zonas do sul do Reino Unido serão atingidas nesta quinta-feira por novas chuvas e fortes ventos que provocarão risco de mais inundações.

Após um mês de forte temporal e inundações em várias áreas do sul do país, o Escritório Meteorológico Britânica (Met) alertou nesta quinta que o mau tempo continuará no sul e sudoeste da Inglaterra e no sul de Gales.

O órgão mantém em vigor dois alertas graves de inundação -que significam risco para a vida- no condado de Somerset, no sudoeste da Inglaterra, o mais castigado pelos temporários.

Muitos dos lares deste condado tiveram que ser evacuados e se prevê que outros residentes da área deverão abandonar suas casas diante das novas previsões.

Ondas rompem contra o Porto The Cobb%2C em Lyme Regis%2C em Dorset. Milhares de locais na Inglaterra e em Gales estão sem eletricidade por causa das fortes chuvasEFE

Espera-se que o ministro britânico de Comunidades, Eric Pickles, faça nesta quinta perante o Parlamento uma declaração sobre a crise provocada pelas inundações e que presida também uma reunião de um comitê de emergência para tratar assuntos de segurança.

Pickles presidirá o comitê à revelia do titular de Meio ambiente, Owen Paterson, que teve que pedir uma baixa para se submeter a uma operação de desprendimento de retina.

Segundo a imprensa britânica, em alguns pontos do país afetados pelo temporal serão necessárias várias semanas para reparar os danos ocasionados, por exemplo, nas linhas ferroviárias de Dawlish, no condado de Devon, no sudoeste do país.

Alguns líderes políticos desse condado e da Cornualha expressaram inquietação pelo custo econômico que poderia representar para a economia local a reparação dessas imperfeições.

Os informes meteorológicos desta quinta também não são muito encorajadores para sexta-feira, quando se preveem mais tempestades em muitos pontos do país. As autoridades acreditam na possibilidade de até até 30 milímetros de chuva nesta sexta-feira à noite e de mais temporais neste sábado.

Os especialistas alertaram também para fortes ventos de até 128 km/h no sul do país, que poderiam ocasionar novos danos.


Últimas de _legado_Mundo e Ciência