Astronautas colhem e provam alface cultivada na Estação Espacial

Alimento foi plantado em caixa especial de crescimento de plantas. Nasa transmitiu ao vivo a experimentação

Por O Dia

Uma alface cultivada no espaço. Parece um fato inusitado, mas o alimento foi colhido e experimentado nesta segunda-feira por astronautas da Estação Espacial Internacional. Os cientistas descreveram o evento como mais um passo para a permição de missões tripuladas a Marte.

O alimento foi plantado em uma caixa especial de crescimento de plantas chamada Veg-01 e levado para o espaço por meio da nave SpaceX Dragon. Em travesseiros de enraizamento, as sementes da alface foram ativadas pelo astronauta norte-americano Scott Kelly no dia 8 de julho. A agência informou ainda que as plantas cresceram durante 33 dias antes de serem colhidas.

Astronautas experimentam alface cultivada em Estação EspacialNasa

Além de Kelly, outros tripulantes no posto avançado em órbita comeram a alface por volta das 13h45 pelo horário de Brasília. A experimentação foi transmitida pela televisão da própria Nasa. No momento do evento, a agência fez uma pequena pausa em uma cobertura de uma caminhada espacial russa para transmitir a colheita do alimento.

Segundo a organização, se os astronautas puderem cultivar seus alimentos, eles têm mais chances de sobreviver aos rigores da exploração do espaço profundo, que costuma durar meses ou até anos.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência