Facebook prepara aplicativo de realidade virtual para smartphones

Formato 360° vai permitir que usuário mude a perspectiva de visão apenas tocando na tela do telefone celular

Por O Dia

Estados Unidos - O Facebook prepara um novo aplicativo de câmera para aparelhos Android e iOS, segundo o jornal norte-americano "Wall Street Journal". A empresa estaria desenvolvendo um app que permite que o celular seja usado para gravar vídeos em 360° ou vídeos "esféricos". O formato, normalmente conseguido com múltiplas câmeras, permite ao usuário mudar a perspectiva de visão apenas tocando na tela do smartphone.

O aplicativo ainda está nos primeiros estágios de desenvolvimento e ainda não tem data de lançamento, segundo funcionários do projeto. Vale lembrar que Mark Zuckerberg vem afirmando que a realidade virtual é a próxima plataforma a ser investida.

Formato, normalmente conseguido com múltiplas câmeras, permite ao usuário mudar a perspectiva de visão apenas tocando na tela do smartphoneiStockphoto

O resultado da produção das imagens com o aplicativo da empresa não chegaria a ser como o alcançado em aparelhos profissionais, mas se aproximaria de um excelente resultado.

Segundo a publicação, o aplicativo vai ser usado para popularizar o formato 360° antes do lançamento do Oculus Rift, dispositivo de realidade virtual, que desfalcou US$ 2 bilhões dos cofres de Mark Zuckerberg em 2014 e deve ser lançado em 2016. Com o novo app vai ser possível potencializar o uso do Oculus.

O lançamento do Oculus Rift deve alcançar, principalmente, os fãs de games. De acordo com o Facebook, o gadget vai permitir experiências "imersivas" ao usuário, desde visitas ao médico a shows e jogos de futebol, por exemplo.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência