Fernando Scarpa: O assunto do momento

O assunto é Carnaval; portanto, nada de lembranças aborrecidas, contas a pagar, aumento da gasolina

Por O Dia

Rio - Estamos em pleno Carnaval. Uns se divertem, alguns trabalham, outros se retiram da festa por opção. Para os que pegam no batente e amam a folia, é um castigo. Labutam de olho na festa, sonham com os blocos e a Sapucaí. O Carnaval saiu para as ruas, explodiu pelos bairros. Não é preciso pagar ingresso, basta aderir à multidão e se acabar no samba.

Para os que optam pelo retiro, é a oportunidade do descanso longe do rufar dos tamborins. São os que odeiam Carnaval! Soa mal ouvir isso? Talvez. Também já andei ouvindo por aí que “quem não gosta de samba bom sujeito não é”. Mas deixa quieto, gosto não se discute.

A ditadura já acabou, apesar da saudade de alguns que querem impor opinião e se portam mal diante da alheia: aquela que não é sua, é do outro, portanto, diferente, e você não suporta. Caetano já cantou... “Narciso acha feio o que não é espelho.” Vale aprender com ele!

Gostando ou não do Carnaval, hoje é segunda-feira. Para os que amam a festa, a boa é acordar sem hora para trabalhar, beber a cerveja gelada, sair no bloco, discutir qual escola vencerá e qual será rebaixada.

O assunto é Carnaval; portanto, nada de lembranças aborrecidas, contas a pagar, aumento da gasolina. É embarcar na alegria do confete e serpentina desses dias de folia e brincadeira.

Amores de Carnaval, beijos e ficadas estão liberados e são embalados pela cadência do samba, sem esquecer da camisinha. O calor é infernal, não temos mais lança-perfume para dar aquela esfriada do éter na pele — é lembrança para quem é daquele tempo, mas quem não é já escutou histórias.

Chato lembrar, mas hoje é o penúltimo dia de folia, bate aquela pontinha de tristeza para quem gosta ou não do Carnaval. Tentamos não dar atenção, mas lá está ela de plantão. A brincadeira vai acabar, é fato! Amanhã é Terça-Feira Gorda, dia de cantar: “É hoje só, amanhã não tem mais não.”

Nos bailes do passado, “Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil ...” fechava o Carnaval sem choro nem vela. A propósito, a próxima segunda-feira é dia de batente, o país parou, as contas não, e tudo volta ao normal nas cinzas da quarta-feira!

Fernando Scarpa é psicanalista

Últimas de _legado_Opinião