Radial Oeste fecha nesta sexta-feira

Avenida terá o trânsito interditado aos veículos nos dois sentidos por todo o fim de semana para a instalação da nova passarela em frente ao Estádio do Maracanã

Por O Dia

Rio - A Avenida Radial Oeste estará fechada nos dois sentidos a partir das 22h desta sexta-feira, com previsão de liberação às 4h de segunda-feira (16 de dezembro), para a montagem da nova passarela do Maracanã. Para reduzir os impactos no trânsito, será montado um esquema especial que contará com a atuação de 120 controladores de tráfego da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal para orientar os motoristas sobre os desvios.

A circulação de veículos estará proibida na pista sentido Méier, no trecho entre o acesso ao Viaduto Oduvaldo Cozzi e a Rua São Francisco Xavier. No sentido Centro, a interdição será entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Maracanã. Outra parte fechada será a Av. Prof. Manuel de Abreu, pista sentido Radial Oeste, na altura da Rua Dona Zulmira.

Andaimes para a instalação da passarela já estão ao lado da Avenida Radial Oeste , que terá o trânsito interditado por todo o fim de semanaSeverino Silva / Agência O Dia

Os motoristas devem evitar circular pela região. Quem seguir da Avenida Marechal Rondon para o Centro deverá utilizar a Rua Visconde de Niterói. Aqueles que forem do Centro para a região da Tijuca poderão usar a Rua Mariz e Barros. Para quem tiver como o origem o Centro e destino o Méier, o melhor trajeto é a Rua Ceará, Rua Francisco Eugênio, Avenida Bartolomeu de Gusmão e Rua Visconde de Niterói.

Serão utilizados 30 veículos para monitoramento, além de 14 painéis de mensagens, que informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e sobre as condições do tráfego. Além disso, quatro reboques da CET-RIO estarão posicionados nos arredores para desobstrução das vias. O Centro de Operações Rio irá monitorar toda a área com 42 câmeras.

Operação do metrô terá alterações

O funcionamento do da Linha 2 do metrô vai ser alterado no fim de semana por causa da instalação da nova passarela do Maracanã sobre a Avenida Radial Oeste. Os trens da Linha 2 só irão operar até a Estação Maracanã, mas serão disponibilizados ônibus pela concessionária MetrôRio para completar o percurso até a Estação Estácio.

Os ônibus farão o trajeto entre as estações Estácio e Maracanã, com parada em frente à Estação São Cristóvão (que estará fechada durante o procedimento). A operação da Linha 1 não terá nenhuma mudança. Haverá alterações no itinerário de linhas de ônibus que passam pela Radial Oeste também. Os coletivos deverão seguir as principais rotas alternativas sugeridas no esquema especial anunciado pelas autoridades.

Confira as melhores opções de rotas

Para quem segue em direção ao Méier: o melhor é acessar o Viaduto Oduvaldo Cozzi e, depois, Avenida Maracanã, Rua Professor Eurico Rabelo, Radialista Valdir Amaral e São Francisco Xavier.

Os motoristas que vão para o Centro, procedentes da Zona Norte, pela Avenida Marechal Rondon: acessar a Rua São Francisco Xavier e, depois, seguir pela Avenida Maracanã.

Para quem vai em direção ao Centro, pela Avenida Prof. Manuel de Abreu:pegar a Rua Dona Zulmira e seguir pela São Francisco Xavier e, depois pegar a Avenida Maracanã.

Últimas de Rio De Janeiro