Primeiro novo trem da SuperVia é apresentado na Central do Brasil

Oito primeiros carros foram acoplados e entrarão em fase de testes

Por O Dia

Rio - A SuperVia apresentou nesta sexta-feira, na estação Central do Brasil, o primeiro trem, composto por oito carros, adquirido pela concessionária. O presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, recebeu o vice-governador do Estado, Luiz Fernando Pezão e o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, para conferir o trem já acoplado após o término do processo de montagem. A previsão é que esta composição inicie sua operação plena até o fim de março.

“A renovação da frota dos trens do Rio será acelerada pela aquisição das composições fabricadas no País e que adquirimos com quatro anos de antecedência. Os nossos investimentos para revitalizar o sistema ferroviário do Rio de Janeiro contemplam a aquisição de novos trens, além de reformas de estações, troca de trilhos e dormentes e renovação da rede aérea”, afirmou o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha.

Primeiro novo trem é composto por oito carrosDivulgação

Inicialmente previstos para entrar em circulação no período entre 2017-2020, a concessionária antecipou em quatro anos a compra dos 80 novos carros nacionais. Todos os trens contarão com design inovador, ar-condicionado, passagem interna entre os vagões, sistema que não permitirá a abertura de portas durante as viagens, circuito interno de câmera e painéis de LED, e capacidade para transportar até 2.600 passageiros por composição. O investimento total é de R$ 280 milhões e contempla, também, a construção de uma fábrica de montagem de trens nas dependências da oficina, que será utilizada pela SuperVia para concluir a produção das composições.

"O crescimento de passageiros nos trens da SuperVia é uma marca desde a entrada do nosso governo. Em 2007, quando assumimos, a concessionária transportava mais de 400 mil passageiros. Atualmente, transporta cerca de 600 mil. Compramos 120 carros chineses que entraram em circulação em 2012 e encomendamos outros 280 que começarão a ser entregues a partir de março deste ano", reforçou o vice-governador do Estado, Luiz Fernando Pezão.

"A SuperVia é uma concessionária parceira, comprometida com investimentos e capaz de oferecer um ótimo serviço para a população carioca. Este é só o primeiro trem que acaba de chegar para reforçar a frota de trens urbanos do Estado com composições mais modernas e seguras'', ressaltou o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes.

Em 2014, além dos 80 novos carros adquiridos pela SuperVia, a concessionária começará a receber outros 280 carros, encomendados da China pelo Governo do Estado, cuja entrega foi antecipada de setembro para o mês de abril.

O passageiro do ramal Saracuruna, Eduardo Ferreira estava na estação Central do Brasil na hora da cerimônia e aproveitou para conferir o novo trem. "Gostei muito do modelo desse trem. Achei mais espaçoso e com portas maiores, o que facilita na hora do embarque e desembarque. Também aprovei a iniciativa da SuperVia em incentivar a produção desse trem no Brasil, é uma oportunidade de gerar mão-de-obra para a população brasileira”, comenta o passageiro Eduardo Ferreira.

Últimas de Rio De Janeiro